Hildo do Candango: cidades do Entorno adotarão lockdown no fim de semana

Agência Trabalhista de Notícias 1/07/2020, 8:23

Imagem Crédito: Divulgação/PAL

O prefeito de Águas Lindas (GO), Hildo do Candango (PTB), revelou, na terça-feira (30), que nove municípios do Entorno do Distrito Federal (Cocalzinho, Santo Antônio do Descoberto, Luziânia, Alexânia, Novo Gama, Ocidental, Valparaíso, Águas Lindas e Abadiânia) vão adotar o lockdown (fechamento de todas as atividades econômicas, incluindo as essenciais) no fim de semana. A proposta é uma alternativa desses municípios ao isolamento intermitente determinado pelo decreto do governador de Goiás, Ronaldo Caiado, publicado no Diário Oficial do Estado.

O assunto foi discutido em reunião virtual dos prefeitos na segunda-feira (29). De acordo com Hildo, que é presidente da Associação dos Municípios Adjacentes a Brasília (Amab), a ideia é fechar os estabelecimentos a partir das 13h, no sábado, e seguir até a 0h de segunda. Com essa medida, supermercados, farmácias, lojas, feiras, shoppings, lotéricas, entre outros estabelecimentos, ficarão fechados por 35 horas nos fins de semana. O objetivo é reduzir a circulação de pessoas em um momento que o número de casos da covid-19 está crescendo.

O prefeito alega que a região tem características diferentes dos demais municípios goianos em função de boa parte de seus moradores trabalharem em Brasília. “Temos uma situação diferente na região do entorno, é uma população flutuante entre o entorno e Brasília de quase 50% da cidade. Se a gente implantar o sistema 14/14 ele não seria viável para nós. Estamos analisando o melhor modelo para o fechamento aqui na nossa região”.

Hildo do Candango ressaltou que há preocupação com a estrutura de leitos de UTI que está “praticamente lotada”, porém avaliou que o Hcamp de Águas Lindas está com 10% de sua capacidade. “Um dos nossos propósitos é fazer com que o Hcamp possa chegar a sua totalidade que pode alcançar até 210 leitos de UTI”, afirmou.

Águas Lindas concentra o maior número de infectados do novo coronavírus no Entorno, com 681 ocorrências; seguida de Luziânia (566) e Valparaíso de Goiás (535).

Com informações do Correio Braziliense e do Sagres Online