Hildo do Candango prestigia lançamento do Projeto Criança Cidadã (GO)

PTB Notícias 9/03/2012, 18:49


O lançamento da segunda etapa do projeto Criança Cidadã, do Governo de Goiás, desenvolvido pela OVG – Organização das Voluntárias de Goiás, aconteceu na manhã da última quarta-feira, 7/3, no Palácio Pedro Ludovico Teixeira.

O evento contou com a presença do governador Marconi Perillo.

O deputado Hildo do Candango (PTB-GO) esteve presente, na companhia da esposa, Aleandra.

Mais de 80 municípios estão sendo beneficiados nesta segunda etapa do projeto, entre eles Águas Lindas de Goiás e Cocalzinho.

Os dois municípios constam no requerimento encaminhado ao Governo no ano passado pelo deputado Hildo do Candango.

Ao acompanhar o anúncio dessas novas unidades, o parlamentar esteve acompanhado do vereador de Cocalzinho, Júlio Arruda, um dos defensores da melhoria da Educação na região.

“É um anúncio importante, já que trata de Educação.

Toda criança merece um atendimento digno, além de ser uma oportunidade para as mães poderem deixar os filhos nesses CEIs e terem condições de trabalhar tranquilamente.

Águas Lindas de Goiás, município que eu represento, estava necessitando de creches, por isso garantimos a sua inclusão nesse projeto”, justificou o deputado Hildo do Candango.

Os Centros Municipais de Educação Infantil terão um modelo padrão com área de 461,36 m² e capacidade para 100 crianças de 6 meses a 6 anos de idade.

O projeto atende às atuais exigências do Ministério da Educação (MEC) e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), como, por exemplo, a necessidade de lactário para incentivar o aleitamento materno.

O projeto terá investimento de R$ 23 milhões.

Os centros serão construídos em parceria com os municípios ou entidades sociais, que ficarão responsáveis pela disponibilização do terreno, mão de obra e mobiliário.

Para a construção de cada CEI será feito o repasse R$ 230 mil, que deverão ser usados na aquisição de materiais de construção.

O recurso será liberado por etapas, de acordo com o cronograma da obra.

Desse total, 100 mil serão repassados pela OVG, e o restante, pela Agehab, por meio do Cheque Moradia, modalidade Comunitário.

A aplicação dos recursos será fiscalizada pela Agência Goiana de Regulação (AGR), e as obras, pela Agência Goiana de Habitação.

A construção dos CEIs tem como critérios, além da disponibilização de terreno regularizado, a apresentação de documentação específica e assinatura de convênio.

Após a conclusão da obra, a gestão do Centro de Educação Infantil será de responsabilidade do município ou entidade social.

A prioridade é atender aquelas cidades que não foram contempladas na primeira etapa do projeto.

A Organização das Voluntárias de Goiás e a Agehab farão ainda a reforma de Centros de Educação Infantil construídos na primeira etapa do projeto, e a capacitação será feita por meio da OVG e destinada à gestão das unidades.

Agência Trabalhista de Notícias (LL) com informações do Portal da Assembleia Legislativa de Goiás