Hildo do Candango propõe data de conscientização sobre cardiopatia

PTB Notícias 18/02/2012, 8:20


O projeto nº 5.

437/11, que institui o Dia Estadual da Conscientização da Cardiopatia Congênita, foi lido em Plenário da Assembleia Legislativa de Goiás no final do ano passado.

Caso a proposta, de autoria do deputado Hildo do Candango (PTB-GO), se torne lei, a data será lembrada no dia 12 de junho.

A doença consiste em uma anormalidade na estrutura do coração, formada durante o desenvolvimento embrionário da estrutura cardíaca.

As alterações do fluxo sanguíneo, resultantes desse problema, podem modificar o desenvolvimento estrutural e funcional do restante do sistema circulatório.

O tratamento indicado é a correção através de intervenção cirúrgica, que, dependendo do caso, pode ser realizada ainda com o bebê dentro do útero.

Hildo do Candango diz que é importante a conscientização das gestantes para que elas possam se submeter a exames preventivos que permitam o diagnóstico precoce e, consequentemente, a agilização no tratamento intrauterino que resulte em maior qualidade de vida para o bebê.

A cada 100 crianças nascidas, pelo menos uma apresenta um tipo de cardiopatia, sendo que 80% provavelmente necessitarão de cirurgia, destacou Hildo do Candango.

Com o retorno das atividades parlamentares no último dia 15 de fevereiro, o projeto segue a sua tramitação na Casa.

O projeto já foi encaminhado para a apreciação da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ).

Agência Trabalhista de Notícias (LL) com informações do Portal da Assembleia Legislativa de Goiás