Hildo do Candango quer instituir Semana da Mobilização pela Educação

PTB Notícias 31/03/2012, 9:31


Tramita nas Comissões Temáticas da Assembleia Legislativa de Goiás projeto do deputado Hildo do Candango (PTB) que vista instituir em Goiás o Dia e a Semana Estadual da Mobilização Social pela Educação.

As datas foram propostas através do projeto de lei nº 4.

572/11, que determina que a mobilização seja oficialmente realizada, anualmente, no dia 19 de setembro, com atividades durante toda a semana, passando a integrar o calendário oficial do Estado.

A proposta visa, entre outros objetivos, conscientizar os pais sobre a importância do acompanhamento da vida escolar das crianças e adolescentes, incentivar as participações comunitárias na defesa da qualidade da Educação, valorizar o profissional da Educação, e promover o apreço à tolerância.

Hildo do Candango salienta que participar das atividades escolares e das lições de casa garante melhorias em todo o sistema educacional, uma vez que toda a sociedade vai estar mais vigilante.

“Sem falar na integração dentro das famílias, outra consequência positiva da mobilização”, afirma o parlamentar em suas justificativas.

O deputado trabalhista afirma ainda que Goiás está “atrasado”, pois todas as unidades federativas do País já desenvolvem esse programa.

“Certamente, isso é um dos motivos para a nota 3,1 obtida pelo Estado no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), numa escala de zero a 10, e uma causa para a evasão escolar de 20% no ensino médio, segundo dados registrados em 2009”, analisa Hildo do Candango.

A matéria tramita na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) da Assembleia, onde teve o parecer favorável do relator, deputado José de Lima (PDT), e aguarda votação.

Para se tornar lei, precisa ainda do aval das Comissões, ser votada e aprovada em dois turnos em Plenário e, posteriormente, receber a sanção do Governador.

Agência Trabalhista de Notícias (LL) com informações do Portal da Assembleia Legislativa de Goiás