Ilhabela é escolhida sede brasileira da regata Global Ocean Race 2008/2009

PTB Notícias 27/04/2007, 12:39


Uma nova regata de volta ao mundo, chamada de Portimão Global Ocean Race, irá largar de Portimão, em Portugal, no dia 20 de setembro de 2008, para percorrer 48 mil quilômetros.

Os velejadores irão passar pela Cidade do Cabo(África do Sul), Wellington (Nova Zelândia), Ilhabela (Brasil) e Charleston (Estados Unidos), em cinco pernas, até retornar ao ponto de largada.

Ilhabela foi escolhida como sede do Brasil devido as ótimas condições naturais que o canal de São Sebastião oferece às equipes.

“Depois de enfrentar terríveis adversidades, os competidores necessitam de águas tranqüilas e de uma ótima infra-estrutura, condições estas que só a “Capital da Vela” pode lhes oferecer”, afirmou o prefeito de Ilhabela, Manoel Marcos de Jesus Ferreira (PTB/SP).

A organização prevê que uma flotilha de 30 a 50 barcos partirá da Marina de Portimão, para retornar 9 meses depois.

A velejada poderá ser solo ou em dupla, em barcos de 40 ou 50 pés.

Portimão é muito conhecida no mundo da Vela.

A equipe holandesa ABN Amro, campeã da edição 2005-2006 da Volvo Ocean Race, elegeu o local para ser a sede de seus treinos e outras atividades.

A cidade também é sede de regatas de diversas outras classes.

Os competidores chegarão ao Brasil no dia 21 de março de 2009.

Indiretamente, a prefeitura de Ilhabela participou da escolha da cidade como destino, segundo o secretário municipal da Juventude, Esportes e Lazer, José Roberto de Jesus: “os investimentos que o prefeito Manoel Marcos vem realizando em eventos como a Semana Internacional de Vela de Ilhabela e etapas de competições nacionais e internacionais, foram fundamentais nesta escolha”.

Aproximadamente 780 mil reais serão investidos na reforma e ampliação do receptivo de navios, no píer da vila, centro da cidade.

Sendo que 630 mil reais provêm de um convênio firmado recentemente com o Governo Federal e a contrapartida de aproximadamente 20% do valor, ou seja, 150 mil reais que deverá ser realizada pela prefeitura de Ilhabela.

“Ilhabela é uma cidade maravilhosa e é com enorme satisfação que seremos palco de um evento desportivo internacional deste tipo.

A Global Ocean Race irá nos dar a oportunidade de apresentar e promover a nossa cidade e convidar velejadores, e não velejadores, a nos visitarem e a desfrutarem da nossa inigualável hospitalidade em outras datas”, afirmou o secretário municipal de Turismo, Ricardo Fazzini Dias.

Agência Trabalhista de Notícias