Ilhabela recebe Prêmio de Cidade Eficiente em Energia Elétrica

PTB Notícias 28/05/2007, 11:22


A Prefeitura de Ilhabela foi agraciada pela Eletrobrás com o “Prêmio Procel Cidade Eficiente em Energia Elétrica”, na categoria Prédios Públicos Municipais”.

O prefeito Manoel Marcos de Jesus Ferreira (PTB/SP) e o secretário municipal de Administração, Luis Lobo, estiveram em Brasília na última semana para receber o prêmio, em cerimônia realizada no Salão Bairoom do Hotel Quality Lake Side.

Manoel Marcos fez questão de dividir o prêmio com a equipe da Secretaria de Administração, autora do projeto, e não deixou de mencionar o ex-secretário Norberto Batista, em cuja gestão foi desenvolvido o projeto.

Anualmente, o Prêmio Procel Cidade Eficiente em Energia Elétrica reconhece e premia as experiências locais que mais se destacaram em ações e iniciativas eficientes no uso da energia elétrica em âmbito municipal.

No caso de Ilhabela, a campanha teve início após ter sido detectada a necessidade de se estabelecer um procedimento de controle das despesas realizadas pelos diversos setores públicos municipais, além da importância de estabelecer um planejamento ampliado de ações para economizar nos gastos de água, luz, telefonia fixa e telefonia celular.

O projeto teve como público-alvo os funcionários públicos municipais, com o objetivo de alcançar, indiretamente, a classe familiar de cada trabalhador.

“Entendemos que, se os funcionários fossem estimulados a racionalizar o uso da energia elétrica em seus setores de trabalho, iriam automaticamente aplicar tais medidas em suas próprias casas”, esclareceu Manoel Marcos.

Para a divulgação, foi realizada uma parceria com o banco Sudameris, que patrocinou a criação de camisetas utilizadas como uniforme do setor de gerência de despesas fixas da Prefeitura.

Além disso, foram criados também cartazes e folhetos explicativos, com a divulgação do slogan “Vista a Camisa da Economia”.

Com a economia gerada pela campanha, a prefeitura trocou seus equipamentos de telefonia, tornando mais ágeis os serviços oferecidos pelo órgão.

Também será realizada a troca das luminárias dos prédios públicos por luminárias econômicas, o que gerará ainda mais economia.

Este ano a campanha irá realizar um concurso entre os funcionários, onde a melhor proposta apresentada como sugestão de maneiras de economia nas despesas fixas será contemplada com um prêmio e sua proposta será posta em prática.

Agência Trabalhista de Notícias