Implantado por Célia Rocha, Programa AGAPI já é referência nacional

PTB Notícias 9/01/2015, 8:00

As ações do programa Arapiraca Garante a Primeira Infância (Agapi), que são voltadas para cuidar das crianças e gestantes, já colocam o município como referência nacional na busca constante da melhoria da qualidade de vida e a confiança no futuro.

O Agapi é uma das mais importantes ações da gestão da prefeita Célia Rocha (PTB), com a mobiliação de toda a estrutura do governo municipal, em parceria com renomadas instituições.

Exemplo disso é a integração do trabalho com a Fundação Maria Cecília Souto Vidigal- com sede em São Paulo e uma das maiores referências da América Latina.

As atividades foram iniciadas no ano passado, com a promoção de oficinas temáticas para agentes comunitários, professores, diretores de creches, diretores dos Centros de Referência em Assistência Social (Cras) e para as equipes de saúde da família.

CapacitaçãoSão capacitados mais de 400 técnicos para orientar e acompanhar as gestantes e bebês até completarem seis anos de idade.

De acordo com a secretária de Planejamento, Cícera Pinheiro, além dos cuidados com a saúde das gestantes e dos bebês, como pré-natal, aleitamento materno e vacinas, a equipe técnica do Agapi também desenvolve ações em dez comunidades vulneráveis.

O trabalho inclui ações voltadas para evitar acidentes domésticos, impedir que a criança seja exposta à violência e reforçar hábitos de higiene, entre outros cuidados, cujas competências familiares são preconizadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e pelo Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância).

Agência Trabalhista de Notícias (LL), com informações do portal Extra Alagoas Foto: Divulgação/Assessoria