Inaugurado Sistema de Atendimento Móvel de Urgência em Guarapari

PTB Notícias 1/01/2008, 11:44


Na manhã da última sexta-feira, 29/12, foi realizada solenidade para assinatura do Termo de Expansão do Convênio do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192), celebrado entre o Governo do Estado do Espírito Santo e o município de Guarapari, com apresentação da Banda marcial Presidente Costa e Silva.

Diversas autoridades federais, estaduais e municipais prestigiaram o evento, dentre eles o prefeito de Guarapari, o petebista Edson Figueiredo Magalhães, o presidente da Câmara Municipal Sérgio Passos e a Secretária Municipal de Saúde, Maria Helena Netto, que recebem o convênio, o Governador do Estado, Paulo Hartung, o Secretário de Estado da Saúde, Anselmo Tose, a coordenadora geral do SAMU, Engre Beilke e convidados: Senador Renato Casagrande, Deputado Federal Camilo Cola, deputado estadual Élcio Álvares, deputado estadual Marcus Vicente, deputado estadual Sérgio Borges e parte do secretariado do Governo do Estado.

Presentes também vereadores, imprensa local e diversas representatividades da sociedade civil organizada de Guarapari.

Em discurso, as autoridades falaram da importância de investimentos na saúde pública e do funcionamento do SAMU 192 – Emergências.

Os equipamentos, adquiridos com recursos federais, somam um total de R$ 400 mil.

Para a manutenção do atendimento, os custos são divididos entre Ministério da Saúde (42%), Governo Estadual (29%) e contrapartida Municipal (29%).

De acordo com informações do prefeito Edson Magalhães, o SAMU em Guarapari estará funcionando em caráter experimental durante todo o mês de janeiro.

A equipe, que se revezará no atendimento 24 horas/dia, é formada por 27 profissionais, duas ambulâncias, sendo uma básica e outra de avançada complexidade.

Cada turno contará com um grupo de seis profissionais, sendo 01 motorista, 01 clínico geral e 01 enfermeiro (para a unidade Avançada) e 01 motorista, 01 enfermeiro e 01 técnico (para a unidade Básica).

O coordenador Municipal do Projeto SAMU 192, Pedro Novaes de Araújo, explicou que a Central de Atendimento do 192, que fica em Vitória, deverá repassar as emergências para a unidade de Guarapari, que está localizada na Rua Santo Antônio, 119 – Muquiçaba.

Para a implantação do SAMU em Guarapari, além da estrutura física, a Prefeitura fez adequações no Pronto-Atendimento (Raio-X 24 horas), fechou acordos com os hospitais municipais, adquiriu móveis e equipamentos para as instalações e contratou um laboratório do município para realização de exames 24 horas/dia.

fonte: site da Prefeitura Municipal de Guarapari (ES)