Inclusão do ES na Estrada Real é tema de debate na Assembléia capixaba

PTB Notícias 5/12/2008, 8:08


A Comissão de Turismo e Desporto da Assembléia Legislativa do Espírito Santo promoveu um novo debate sobre a inclusão do Espírito Santo na Rota Turística Estrada Real, durante reunião ordinária que aconteceu na última quarta-feira (3/12), no Plenário “Dirceu Cardoso” do Palácio “Domingos Martins”.

O debate contou com as presenças do historiador João Eurípedes Franklin Leal, que é um dos diretores da Unirio, e do técnico da Comissão Márcio Zouani, que apresentou o projeto na íntegra aos convidados, funcionários, servidores e estudantes que participaram da reunião.

O historiador falou sobre os trabalhos que tem desempenhado dentro do projeto e seu estudo de três anos em Portugal sobre a rota da estrada.

“A Estrada Real permite que saibamos o que o Espírito Santo tem para mostrar, porque temos muito a desvendar da nossa história belíssima.

O Estado vai ganhar financeiramente com a Estrada Real e a história não é para ser congelada, precisamos tirar proveito dela”, explicou.

Já a deputada estadual Luzia Toledo, do PTB capixaba, presidente da Comissão, disse que encontrou dificuldades, mas que agora vê aflorar o resultado de tanto esforço.

“A inclusão do Estado no projeto não seria possível sem o trabalho realizado pelo historiador João Eurípedes, que custeou com recursos próprios suas despesas nesta viagem.

Devemos reconhecer que seu trabalho foi primordial para alcançarmos este resultado”, disse.

Após as explanações, João Eurípides Franklin Leal e o técnico da Comissão Márcio Zouani seguiram para a Região do Caparaó onde, juntos, vão percorrer todos os municípios que farão parte da Rota Imperial da Estrada Real no Espírito Santo.

A Comissão de Turismo e Desporto da Ales é composta pela presidente Luzia Toledo (PTB), pelo vice-presidente Dary Pagung (PRP), e pelos membros efetivos Doutor Hércules Silveira (PMDB), Carlos Caste