Ione Sobral e presidente do IPHAN visitam obras no Centro de Laranjeiras

PTB Notícias 18/04/2012, 8:08


A prefeita de Laranjeiras (SE), Ione Sobral (PTB), e o presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), Luis Fernando de Almeida e mais uma comitiva de secretários municipais e representantes da Universidade Federal de Sergipe, realizaram na última sexta-feira, 13/04, na cidade histórica uma visita técnica às obras do programa Monumenta, que estão prestes a serem inauguradas; o Casarão dos Rolemberg e o sobrado ao lado, além da antiga carpintaria da prefeitura, que foram completamente restaurados e passarão em breve a embelezar ainda mais o conjunto urbanístico do centro histórico de Laranjeiras.

De acordo com o presidente do IPHAN, estas obras são mais alguns dos investimentos de impacto trazidos para Laranjeiras, a exemplo do campus das artes da UFS.

“Após inauguradas, estas obras vão causar um impacto positivo para a cidade, além de garantir a preservação do patrimônio histórico.

O primeiro grande impacto foi a implantação do campus da UFS, que trouxe ainda mais desenvolvimento para esta tão importante cidade sergipana”, destacou Luis Fernando.

Na antiga Carpintaria será implantado um centro comercial com 22 lojas, duas lanchonetes e quatro quiosques.

Já no Casarão dos Rolemberg, a estrutura foi montada para receber um restaurante que irá contribuir ainda mais para a vida social de Laranjeiras.

Já o “Sobrado ao lado” – como é chamado o prédio que fica ao lado do Casarão dos Rolemberg – receberá as instalações do Arquivo Público Municipal de Laranjeiras.

Para o secretário de Cultura de Laranjeiras, Irineu Fontes, o Monumenta só tem trazido ganhos para a cidade, e com a restauração destes três prédios darão ainda mais vida para o centro histórico da cidade.

“Desde a inauguração do Campus da UFS, o Monumenta já traz muitos benefícios para a cidade.

E para nós, estarmos ganhando um restaurante, um centro comercial e um prédio para a administração municipal, onde será instalado o Arquivo Público, é muito bom”, destacou.

O programa Monumenta é um dos principais projetos de restauração de prédios que têm grande valor histórico no País.

Entre as obras em Laranjeiras estão a Igreja Matriz Sagrado Coração de Jesus, o Quarteirão dos Trapiches, o Casarão de Oitão da Praça da República, a Praça Samuel de Oliveira, o Calçadão Getúlio Vargas, a Praça Cel.

José de Faro, a Av.

Municipal, a Praça Sagrado Coração de Jesus, a Praça da República e a Praça do Trapiche Santo Antônio.

Agência Trabalhista de Notícias (LL) com informações do Portal da Prefeitura de Laranjeiras