Ione Sobral entrega carteiras de trabalho à população de Laranjeiras (SE)

PTB Notícias 3/06/2011, 6:22


Um documento indispensável para quem quer conseguir uma vaga no mercado de trabalho é a Carteira Profissional emitida pelo Ministério do Trabalho.

Mas nem sempre ela está ao alcance de todos, principalmente daquelas pessoas que moram no interior, onde as dificuldades para se deslocar à capital são inúmeras.

Pensando nisso, a prefeita de Laranjeiras (SE), Ione Sobral (PTB), firmou um convênio com o Ministério do Trabalho para que a prefeitura pudesse emitir a carteira no próprio município, facilitando a vida da população.

E nessa quarta-feira, 1º de junho, as 12 primeiras pessoas ganharam o documento que é considerado a porta de entrada para o mercado de trabalho.

A última vez que foram emitidas carteiras profissionais em Laranjeiras foi em 1998, na gestão do então prefeito José Sobral.

A entrega simbólica aconteceu na sede do Núcleo de Apoio ao Trabalhador (NAT) de Laranjeiras, órgão do governo estadual, mas que funciona com funcionários municipais.

A prefeita fez questão de entregar pessoalmente o documento e dar seu incentivo.

“Este momento é muito importante porque vocês estão ganhando cidadania.

Que a partir de agora vocês consigam um futuro promissor e de oportunidades”, frisou a gestora.

Entre as que receberam a carteira estava Cley Evany Heloísa Costa Calazans, de 16 anos.

Estudante do 2º ano da escola Zizinha Guimarães, a jovem já está focada no mercado de trabalho, e aos sábados faz o curso de técnico de petróleo e gás em Aracaju.

“Quero fazer parte do projeto Jovem Aprendiz e, para isso, resolvi tirar minha primeira Carteira Profissional.

Aqui eu tive toda a orientação dos funcionários e o atendimento foi excelente, além de facilitar a minha vida, pois não tive que ir até Aracaju para ter acesso ao documento”, disse a estudante.

O NAT de Laranjeiras funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h, e fica localizado em frente à Praça Matriz.

Para a emissão da Carteira de Trabalho, o interessado deve levar CPF, RG, Certidão de Nascimento, Certidão de Casamento (caso seja casado) e uma foto 3×4.

O serviço é gratuito e leva cerca de 20 dias para o documento ser entregue.

Agência Trabalhista de Notícias (LL) com informações do Portal Faxaju