Ival Avelar faz entrega de nova unidade UTI Móvel para SAMU/Jaraguá

PTB Notícias 29/01/2016, 9:24


O Prefeito de Jaraguá (GO), Ival Avelar (PTB), acompanhado do Secretário de Saúde, Tiãozinho Arruda, fizeram na manhã de quarta-feira, 27/01/2016, a entrega de uma nova unidade de suporte avançado (UTI Móvel) para o SAMU/Jaraguá.

O Secretário destacou que a viatura atenderá não só a cidade, mas também as demandas da região, além da BR-153 e GOs que cortam o Vale do São Patrício na área de alcance do município.

O Prefeito Ival Avelar, agradeceu o repasse feito pelo Governo Federal, através de convênio entre a Secretaria de Saúde e o Ministério da Saúde.

“A estrutura que já temos, já salvou inúmeras vidas e a estruturação do nosso SAMU, dará mais agilidade no atendimento, salvando ainda mais vidas” comentou.

De acordo com o médico Breno Leite, a nova unidade de UTI Móvel, tem capacidade de levar dois pacientes simultaneamente em resgates pré-hospitalar, além de contar com equipamentos modernos de reanimação (desfibrilador cardíaco, marcapasso externo) ventilação mecânica entre outros itens.

Uma unidade como a repassada a Jaraguá, chega a custar entre 250 mil e 300 mil reais.

Breno Leite elogiou a chegada da nova UTI Móvel ao SAMU, lembrando que a estrutura existente já conseguiu dar assistência que fizeram a diferença na vida de centenas de pessoas.

Um exemplo – “Há poucos meses, nós socorremos um jovem que se acidentou de moto, próximo a faculdade Facer.

Nesse caso a vítima teve um afundamento do crânio e rapidamente foi removida, e depois transferida para o hospital de urgências.

Passando posteriormente por uma série de cirurgias delicadas e uma longa recuperação.

Mas já está bem, retomando a vida, com melhoras significativas dia a dia.

Nesse e em outros incontáveis casos, o trabalho da equipe do SAMU esteve presente” resumiu Breno Leite.

Frota – Agora o SAMU/Jaraguá conta com quatro viaturas, sendo duas de suporte básico, e duas de suporte avançado.

“Essa que chegou agora, o que difere ela das outras, é a potência do motor, equipamentos modernos e o tamanho, com capacidade de transportar até três vítimas” disse o médico.

Mesmo com mais viaturas, o Governo Federal ainda não liberou recursos para a contratação de mais profissionais para o SAMU de Jaraguá.

Atualmente a equipe funciona com cinco servidores em regime de escala.

Agência Trabalhista de Notícias (LL), com informações do portal Folha de Jaraguá Foto: Divulgação/Assessoria