Ivan Rodrigues implanta mudanças no sistema viário de São J. dos Pinhais

PTB Notícias 24/01/2011, 10:37


A partir desta semana, a Prefeitura da cidade paranaense de São José dos Pinhais, administrada pelo petebista Ivan Rodrigues, vai concluir a implantação do pacote de mudanças no trânsito no Centro da cidade para receber o novo Terminal Central.

As ruas Izabel, A Redentora; Voluntários da Pátria; Veríssimo Marques; Passos de Oliveira; Visconde do Rio Branco, entre outras ruas importantes do anel central terão o sentido invertido ou a implantação de mão-única.

As alterações começarão a partir desta segunda-feira (24/01), até sexta-feira (28/01) e sempre começam 14 horas.

As modificações têm o objetivo de melhorar a circulação do trânsito e evitar congestionamentos principalmente nos horários de pico, além de melhorar a circulação dos ônibus com a instalação do Terminal.

Para orientar os motoristas, guardas municipais e agentes do Departamento Municipal de Trânsito (Demutran) estarão nos principais cruzamentos, além de faixas e placas que indicam os novos sentidos.

“Nos últimos 10 anos, o número de carros em São José dos Pinhais aumentou três vezes, sem contar a frota flutuante, pela proximidade com Curitiba.

Por isso, estamos adequando a cidade já pensando no futuro, para reduzir problemas a longo prazo, trazendo mais segurança, fluidez e diminuição no tempo de percurso”, disse o prefeito Ivan Rodrigues.

O diretor do Demutran, Eduardo Camargo Umbria, pede para que os motoristas tenham atenção e cuidado nos primeiros dias.

“É muito comum vermos pessoas andando no sentido inverso, ou em situações que ofereçam risco.

Além disso, as pessoas devem ficar atentas porque são vias importantes da cidade que terão o sentido alterado”, disse.

Umbria explica também que as mudanças serão em etapas para garantir a segurança dos agentes e também pelo grande número de linhas de ônibus que passam pelo local.

“Começamos as mudanças no dia 22 de novembro de 2010 e agora atingimos a fase final.

Cada alteração será feita em blocos de ruas paralelas e sentidos opostos.

Desta maneira, o impacto será menor”, explica o diretor.

O Demutran também alerta que as mudanças no sentido das ruas podem ter o calendário alterado dependendo do tempo de adaptação dos motoristas, além das condições meteorológicas.

“Por isso é importante que o motorista fique atento à sinalização das vias”.

Agência Trabalhista de Notícias (NF), com informações da Prefeitura de São José dos Pinhais