Ivan Rodrigues propõe alterações no Plano Diretor de São José dos Pinhais

PTB Notícias 17/08/2009, 13:15


O prefeito da cidade paranaense de São José dos Pinhais, o petebista Ivan Rodrigues, propôs alterações no Plano Diretor Multimodal do município, elaborado pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc).

O plano, entre outras medidas, sugere a construção de um ramal ferroviário entre o Aeroporto Afonso Pena e Curitiba, para o transporte de cargas.

O prefeito Ivan Rodrigues questionou essa iniciativa, destacando a necessidade de maiores investimentos na área de transporte de passageiros entre São José dos Pinhais e Curitiba.

As propostas de alterações ao Plano Diretor Multimodal foram feitas por Ivan Rodrigues em seu gabinete na manhã de terça-feira (11), durante reunião com o secretário de Assuntos Metropolitanos de Curitiba, Michele Caputo Neto.

Participaram do encontro, o procurador geral do Município, Luiz Carlos da Rocha, os secretários municipais Nivaldo Carneiro (Viação e Obras) e Paulo Chiesa (Urbanismo), além do arquiteto do Ippuc, Luiz Hayakawa.

Sobre o transporte de passageiros, Ivan Rodrigues questionou a proposta do Ippuc de construir a futura rodoviária de ônibus intermunicipal e interestadual no bairro Pinheirinho.

Segundo o prefeito, o local ideal para esse terminal se encontra no entroncamento do Contorno Sul com a BR 376.

“Este entroncamento é passagem obrigatória dos ônibus que vem de São Paulo e Santa Catarina, como também do interior do Paraná.

Não é necessário fazê-los trafegar dentro de Curitiba para deixar ou receber passageiros”, explicou.

Sobre o Plano Multimodal”Já conhecia esse plano superficialmente.

Hoje tive a oportunidade de obter mais informações a respeito, mas aguardo respostas às nossas sugestões e questionamentos”, disse Ivan.

“Esse plano tem aspectos concordantes e outros discordantes.

Ele não pode ser levado adiante de forma isolada, mas sim, em conjunto com os demais municípios da Região Metropolitana de Curitiba”, alertou o prefeito.

“Também considero fundamental a participação da Comec (Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba) e do DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte) nesse processo de discussão”, afirmou.

“E não podemos deixar de incluir a Ferroeste, que também tem projetos importantes para serem considerados”, completou.

O prefeito Ivan Rodrigues ressaltou o seu interesse no andamento do projeto do DNIT que prevê a construção de duas avenidas marginais no trecho que não foi privatizado da BR 376, em São José dos Pinhais (entre a avenida Rui Barbosa e o Contorno).

O secretário Michele Caputo Neto e o arquiteto Luiz Hayakawa, afirmaram, ao final do encontro, que vão levar as propostas de Ivan Rodrigues ao prefeito Beto Richa.

fonte: site da Prefeitura de São José dos Pinhais (PR)