Ivan Rodrigues reforça campanha em prol do Tribunal Regional Federal

PTB Notícias 14/04/2010, 17:02

O prefeito da cidade paranaense de São José dos Pinhais, o petebista Ivan Rodrigues, participou na última segunda-feira (12/4), na sede da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) seção Paraná, do ato público pela criação do Tribunal Regional Federal da 6ª Região, cuja sede pleiteada é Curitiba.

A campanha “Tribunal Regional Federal no Paraná – uma questão de Justiça” é uma iniciativa da OAB Paraná com a intenção de mobilizar líderes paranaenses em torno de da Proposta de Emenda Constitucional 544/02, que prevê a criação de mais quatro tribunais federais no Brasil, com sedes em Curitiba, Belo Horizonte (MG), Salvador (BA) e Manaus (AM).

De acordo com a OAB-PR, o crescimento da demanda e da estrutura da Justiça Federal do Paraná justifica o desligamento do Estado do TRF da 4ª Região, com sede em Porto Alegre (RS).

O presidente da entidade paranaense, José Lúcio Glomb, afirmou, apresentando um quadro comparativo, que os processos distribuídos em 1989 somavam 12.

516, enquanto em 2008 esse número saltou para 101.

446 processos.

“Em 1989, os processos distribuídos por desembargador da 4ª Região somavam 834.

Em 2008 eles saltaram para 3.

757 processos por desembargador”, exemplificou, ao destacar a importância deste ato público e da necessidade urgente da criação de um novo TRF com sede no Paraná.

Para Ivan Rodrigues, este ato público é fundamental para que o Paraná possa ter um outro olhar do Congresso Nacional na sua reivindicação, principalmente por unir lideranças políticas e empresariais de diferentes correntes em torno de um único propósito.

“Este evento é suprapartidário.

A união do grupo, de pessoas, é de extrema importância para que possamos ter uma solução para esta reivindicação que é muito antiga.

E esta união se traduz numa busca única por uma solução de uma série de problemas”, salientou.

Além de defender a urgência da instalação de um Tribunal Regional Federal no Paraná, o que irá reduzir tempo e custos, além de trazer a Justiça para mais perto dos paranaenses, Ivan Rodrigues salientou outro ponto importante: a possibilidade de instalação de uma Vara da Justiça Federal em São José dos Pinhais.

“Temos o Aeroporto Internacional Afonso Pena, de maior importância para o Estado e não temos uma Vara da Justiça Federal.

Vamos batalhar pelo TRF no Paraná e para que o município possa ter, também, uma representação da Justiça Federal”, salientou.

No evento, que lotou o auditório da OAB-PR, em Curitiba, estiveram lideranças empresariais, sindicais, prefeitos e políticos como o governador Orlando Pessuti, os senadores Osmar Dias e Flávio Arns e diversos deputados federais e estaduais.

fonte: site da Prefeitura de São José dos Pinhais (PR)