Ivana Souza, da Com. do PTB Mulher, apresenta a biografia de Ivete Vargas

PTB Notícias 12/11/2011, 12:24

A segunda secretária de Comunicação do PTB Mulher Nacional, a jornalista Ivana Souza, do Diretório Nacional do PTB, apresentou neste sábado (12/11/2011), no II Seminário Tropa de Baton, no Rio de Janeiro, a história de Ivete Vargas, em especial sobre a trajetória política – entre elas suas dificuldades – da sobrinha-neta do ex-presidente da República e patrono da legenda trabalhista, Getúlio Vargas.

Em meados de 1979, Ivete, como contou Ivana, encampou a reestruturação do PTB, em todo o país, ingressando com pedido de registro provisório do partido no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), antes do grupo formado por Leonel Brizola.

Ela reestruturou o PTB com fidelidade de legenda, extinta em 1965 pelo AI-2.

Ivete Vargas, em sua biografia, disse Ivana Souza, foi presidente do Diretório do PTB-SP e depois do PTB Nacional.

Também foi eleita, em 1982, deputada federal por São Paulo, sendo a mais votada do partido e a quarta mais votada do estado.

Na Câmara, liderou conquistas trabalhistas, como mudanças na lei salarial e na jornada de trabalho, em negociações direta com o Executivo.

“Ivete Vargas foi um exemplo de mulher na história do nosso país.

Foi através de mulheres como ela que estamos hoje, aqui, neste evento, discutindo sobre política”, disse a secretária.

“Tenho orgulho de fazer parte dessa família PTB Mulher.

Nós, mulheres, também podemos e queremos fazer política de qualidade.

Cristiane (Brasil, presidente nacional do PTB Mulher), não vamos pedir para sair”, afirmou Ivana, parafraseando o bordão do personagem Capitão Nascimento, interpretado pelo ator Wagner Moura no filme Tropa de Elite.

Após a palestra da segunda secretária, a líder do movimento reafirmou a relevância de Ivete Vargas ao partido.

“Além de ter sido uma pessoa importante na história do país, ela fundou o PTB”, concluiu Cristiane Brasil.

Agência Trabalhista de Notícias, por Felipe Menezes, Ivana Souza e Paula de Biasi, enviadas especiais ao Rio de Janeiro (RJ)Foto: J.

R Neto