Izaías Régis apresentará projeto para restringir acesso a anabolizantes

PTB Notícias 28/02/2008, 8:12


O aumento do consumo de anabolizantes nas academias de ginástica do município de Garanhuns, no Agreste Pernanbucano, preocupa o primeiro vice-presidente da Assembléia Legislativa de Pernambuco, deputado estadual Izaías Régis (PTB).

Por isso, Régis informou que apresentará um projeto de lei para restringir, ainda mais, a venda e dificultar o uso inadequado das substâncias.

De acordo com o parlamentar, a matéria cobrará a presença de um farmacêutico permanente nas farmácias do Estado, a fim de controlar a venda do produto.

Régis é autor da Lei Estadual nº 13.

269, de julho de 2007, que combate o uso inadequado das substâncias e controla a comercialização em academias, centros esportivos, clubes e estabelecimentos afins.

A nova proposta pretende dificultar a aquisição dos anabolizantes nas farmácias.

“A falta de um farmacêutico facilita a compra, porque não há controle dos medicamentos que necessitam de receita médica controlada para serem vendidos”, argumentou.

O petebista ressaltou que o aumento no consumo dessas substâncias caracteriza-se como um problema de saúde pública, pois o uso inadequado prejudica o sistema cardiovascular, causa lesões nos rins e fígado, degrada a atividade cerebral, além de aumentar o risco de câncer.

“Pernambuco é o primeiro Estado do País a controlar a venda de anabolizantes”, lembrou.

Agência Trabalhista de Notícias (com informações do DOE/PE)