Izaías Régis propõe aulas de música e dança nas escolas de Pernambuco

PTB Notícias 28/04/2010, 6:56


Aulas de música e dança nas escolas de Pernambuco.

Esse é o objetivo de dois projetos de lei do deputado Izaías Régis, do PTB, que foram debatidos, nesta terça (27 de abril), em audiência pública conjunta das Comissões de Justiça e de Educação.

Uma das matérias institui o projeto Danças do Folclore Pernambucano.

Por meio da iniciativa, alunos das escolas estaduais poderão participar de atividades extraclasse sobre o ensino do frevo, forró, maracatu, ciranda, coco e outras danças típicas da região.

A matéria seguinte cria o projeto Música nas Escolas.

A medida, que é inspirada em lei federal, pretende incluir o aprendizado da música e suas mais variadas manifestações na grade curricular do ensino público e privado.

Segundo o deputado Izaías Régis, a adoção de atividades artísticas nas escolas contribui com a melhoria do desempenho dos alunos nas demais disciplinas e os afasta do mundo do crime e das drogas.

O diretor-geral do Conservatório Pernambucano de Música, Sidor Hulak, apoiou a iniciativa parlamentar.

Ele comentou que o ensino da música deve ser feito de forma lúdica e pedagógica, valorizando a produção de compositores locais.

A audiência também contou com a participação de representantes da Secretaria Estadual de Cultura, da Prefeitura de Garanhuns e da Associação de Pais e Mães de Alunos.

Na Comissão de Justiça, os dois projetos serão relatados pelo deputado Raimundo Pimentel, do PSB.

O presidente do colegiado, André Campos, do PT, informou que a discussão das matérias deve acontecer na reunião da próxima terça (quatro de maio).

* Agência Trabalhista de Notícias com informações do Blog do Deputado Izaías Régis