Izaías Régis realiza abertura da campanha Outubro Rosa em Garanhuns

Agência Trabalhista de Notícias 3/10/2019, 9:48


Imagem Crédito: Aquilles Soares/Prefeitura de Garanhuns

Marcando a abertura da campanha Outubro Rosa em Garanhuns (PE), a Secretaria Municipal de Saúde promoveu, na terça-feira (1°), uma ação de promoção à saúde no Centro de Especialidades em Saúde da Mulher e da Criança (Cesmuc). A campanha segue durante todo o mês, e busca conscientizar diretamente a população sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama e do colo do útero. A ação contou com a presença do prefeito Izaías Régis (PTB) e do vice-prefeito Haroldo.

Ao todo, foram realizados 60 exames de prevenção, 50 solicitações e encaminhamentos de mamografia, 70 testes rápidos para hepatite C, sífilis e HIV; 120 testes de glicemia e tipagem sanguínea, atividades terapêuticas por meio de Práticas Integrativas e Complementares (Pics), com auriculoterapia e reiki; aferição de pressão arterial, avaliação nutricional e contação de histórias com a equipe da Biblioteca Comunitária Ler é Preciso.

“Precisamos fazer urgentemente saúde preventiva e educativa. Se fizermos isso, diminuiremos muitos casos de câncer de mama nas mulheres de Garanhuns”, afirmou Izaías Régis.

Ainda foram disponibilizados testes de acuidade visual, em parceria com a iniciativa privada. O 71° Batalhão de Infantaria Motorizado (71° BIMtz) também foi parceiro da ação. “Todos os anos faço os exames de mamografia e prevenção, e hoje pretendo realizar todos os exames disponíveis. É muito importante que as mulheres se cuidem em tudo”, declarou Lenice de Moraes, de 68 anos.

Também prestigiaram a abertura da campanha os vereadores Zaqueu Lins e Carla Patrícia, o secretário adjunto de Saúde, Harley Davidson, a coordenadora do Cesmuc, Fernanda França, a secretária municipal da Mulher, Walkiria Alves, o secretário de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, Gerson Filho, e representantes da Rede Feminina de Combate ao Câncer (RFCC) e do Lions Club.

Ainda durante o Outubro Rosa, a secretaria vai desenvolver uma programação independente e descentralizada nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), a fim de promover a discussão do tema da campanha com a população dos bairros.

Com informações da Prefeitura de Garanhuns