Jefferson Campos homenageia 355 anos de fundação de Sorocaba (SP)

PTB Notícias 16/08/2009, 8:28


O Deputado Jefferson Campos (PTB-SP), prestou homenagem, nesta semana, em discurso no Plenário, ao Município de Sorocaba, que completou ontem, 15 de agosto, 355 anos de existência.

“É a cidade na qual cheguei aos 14 anos e que acolheu a mim e à minha família de maneira especial e a qual eu tenho o orgulho de adotar como minha”, disse ele.

Com uma população estimada em 610 mil habitantes, Sorocaba é o terceiro município mais populoso do interior paulista e também o quarto mercado consumidor do Estado, fora da região metropolitana de São Paulo.

O nome Sorocaba vem do Tupi e significa terra rasgada, terra que era habitada por indígenas, mas também era rota dos bandeirantes que passavam pela região quando iam em busca de ouro, prata e ferro em Minas Gerais e Mato Grosso.

Em 1589, no morro de Araçoiaba, o português Afonso Sardinha construiu a primeira casa da região, que deu origem à fundação da Vila de Nossa Senhora da Ponte de Monte Serrate.

Mais tarde, o Capitão Baltazar Fernandes instalou-se na região com sua família e com seus escravos nas terras que recebeu do rei de Portugal, fundando em 15 de agosto de 1654 o povoado de Sorocaba.

Em 03 de março de 1661, o povoado foi elevado a município passando a chamar-se Vila de Nossa Senhora da Ponte de Sorocaba, e na ocasião instalaram a primeira Câmara Municipal.

“Atualmente, por conta dos diversos projetos de urbanização implantados na cidade, tornou-se uma das 10 cidades mais bonitas do interior do Estado de São Paulo.

Já o investimento público feito na cidade em moradias minimizou a incidência de favelas.

Proporcionalmente à população, o município é o menos violento do interior.

Entre outras qualidades, a cidade conta com 50 quilômetros de ciclovias nas principais avenidas tornando possível atravessá-la somente utilizando bicicletas como meio de transporte.

Por estes e por vários outros motivos Sorocaba oferece grande qualidade de vida.

E aproveito para parabenizar o trabalho realizado por meu amigo e Prefeito da cidade, Vitor Lipp, por buscar em sua gestão, além destas melhorias, o crescimento econômico e social do município.

Menciono também o trabalho realizado pelo Vereador Carlos Cezar da Silva, que tem levado melhorias não só para as periferias da cidade como tem buscado desenvolver políticas publicas que visam ao bem-estar de seus munícipes”, concluiu o Parlamentar do PTB.

* Agência Trabalhista de Notícias