JHC sugere uso de plantas nordestinas no tratamento das águas dos rios

PTB Notícias 25/03/2015, 15:27

Ao lembrar o Dia Mundial da Água, comemorado no domingo (22/3/2015), o deputado estadual José Humberto Cavalcanti (PTB-PE) enfatizou que o aproveitamento de recursos naturais disponíveis em Pernambuco para o tratamento da água e de seus efluentes pode ajudar o Estado e o país a enfrentarem a crise hídrica.

Segundo o parlamentar, a filtragem biológica natural da Taboa e as propriedades do tanino vegetal extraído da Jurema Preta, espécie de arbusto nordestino, deveriam ser mais bem aproveitadas no Brasil.

Para o petebista, o tratamento pode ser feito de maneira simples, por meio de lagoas de contenção, nas quais a limpeza seria feita com o uso dessas plantas encontradas facilmente no Nordeste.

Segundo José Humberto, o Japão importa anualmente 100 milhões de dólares de tanino extraído da Acácia Negra, cultivada no Rio Grande do Sul.

Mas o deputado ressalta que a Jurema Preta possui tanino com maior pureza, tem regeneração mais rápida e desprende mais calor, podendo ser usada também para a geração de energia.

José Humberto ainda fez apelo para que se faça o reflorestamento das margens dos rios pernambucanos aproveitando-se das sementeiras espalhadas por todo o Estado.

Ele também lembrou que a ONU fez previsão de que em 15 anos haverá uma redução de 40% nos recursos hídricos.

Em aparte, o deputado Tony Gel (PMDB) felicitou José Humberto Cavalcanti pela iniciativa de trazer o tema à discussão e disse que a questão da água deveria ser a prioridade número um para um candidato à Presidência da República, dada a sua importância.

Agência Trabalhista de Notícias (FM), com informações da Assembleia Legislativa de PernambucoFoto: João Bita/Alepe