João Claudino defende tombamento de fábrica de laticínios no Piauí

PTB Notícias 10/04/2007, 7:51


O senador João Vicente Claudino, do PTB do Piauí, defendeu nesta segunda-feira (9) em Plenário o tombamento, pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, da fábrica de laticínios no município de Campinas do Piauí (PI), instalada há 110 anos e atualmente desativada.

De acordo com o parlamentar, à época em que foi criada, a fábrica – cuja recuperação também pediu – era a mais moderna da América Latina, tendo sido a primeira construída no Nordeste e a segunda no país.

– O tombamento conta com o entusiástico apoio dos moradores de Campinas do Piauí – ressaltou o parlamentar petebista, que acredita na importância histórica da fábrica.

O senador afirmou que o fechamento da fábrica redundou em pobreza para o município e seus habitantes.

João Vicente Claudino destacou ainda em seu pronunciamento o lançamento de dois livros.

Um deles é a dissertação de mestrado do historiador Marcos Vilhena, Vôo de Ícaro: tensões e dramas de um industrial no sertão, lançado na Oficina da Palavra, na capital do estado, Teresina.

O livro trata, conforme o senador, da trajetória do engenheiro Antônio José Sampaio, que teria confrontado os valores da sociedade da época,e das relações sociais naquele período.

Já a outra publicação, 500 Anos do Leite no Brasil, de João Castelo Dias, aborda a exploração do produto no país.

fonte: Agência Senado