João Manoel dos Santos recebe estudantes na Câmara de Piracicaba (SP)

PTB Notícias 22/06/2012, 5:34


Alunos da Escola Estadual “Paulo Luiz Valério”, de Piracicaba (SP), participaram na tarde desta quinta-feira (21/06) do projeto “Conheça o Legislativo” , a convite do vereador João Manoel dos Santos (PTB), autor da propositura que institui o Projeto que teve inicio em 2004 e já recebeu a visita de centenas de estudantes piracicabanos.

Durante a visita a Câmara os estudantes assistiram a palestra ministrada pelo assessor de cerimonial Marcelo de Oliveira, sobre a história de Piracicaba, surgimento da Câmara de Vereadores, a trajetória do primeiro Presidente Civil da Republica, Prudente e Morais e sobre o sistema de governo republicano e dos três poderes: Legislativo, Executivo e Judiciário, explicando como funciona cada um deles e seu papel no contexto político e social do país.

Na seqüência os alunos participaram o advogado e Agente Legislativo James Granziol, explicou como funciona a Câmara de Vereadores, a função dos parlamentares, como são elaboradas as leis e coordenou a simulação de uma reunião ordinária, em que os estudantes interpretaram o papel dos vereadores e fizeram a simulação de uma Reunião Ordinária, onde discutiram e votaram o Projeto de Lei que proíbe o Bullying em ambiente escolar.

Após discutirem o assunto os alunos simularam a votação do projeto que foi rejeitado pelos alunos com oito votos contra e sete a favor.

A alegação é que não é necessário haver uma Lei que proíba o Bullying, eles defenderam a tese de que precisa haver bom senso e que a vitima tem que saber se defender.

Os estudantes comentaram que conhecer na pratica o trabalho do Legislativo, a função e os deveres dos vereadores na pratica é muito mais interessante.

Muitos disseram que faziam outra idéia do que era a Câmara e de sua importância no contexto político da cidade e ficaram surpresos em saber que é o poder mais importante que o Executivo e o Judiciário.

O vereador João Manoel dos Santos, comentou seu objetivo ao criar o projeto “Conheça o Legislativo”, foi levar ao conhecimento da população os trabalhos desenvolvidos pela Câmara e pelos vereadores, alertou aos jovens que o voto é coisa séria, pois pode mudar o destino de uma cidade e disse que eles agora são agentes multiplicadores de tudo o que aprenderam na visita.

Agência Trabalhista de Notícias (LL) com informações do Portal da Câmara dos Vereadores de Piracicaba