João Manoel encerra 15ª Semana Educativa de Prevenção às DSTs/AIDS

PTB Notícias 26/09/2014, 8:42


“Quem conhece as DSTs?” Essa foi a primeira pergunta da enfermeira Ermelinda de Fátima Esteves endereçada aos alunos da oitava série da escola estadual Hélio Nehring, durante palestra da 15º edição da Semana Educativa de Prevenção às DSTs/AIDS, ocorrida, na quinta-feira (25/9/2014), no bairro São Jorge, em Piracicaba (SP).

De iniciativa do presidente da Câmara de Vereadores, João Manoel dos Santos (PTB), o evento tem a finalidade de conscientizar os estudantes sobre os riscos de se contaminar pelas DSTs/AIDS por meio do sexo sem preservativo.

A abertura da Semana ocorreu na escola estadual Eduir Scarpari, no Jardim Alvorada, na segunda-feira (22), e o encerramento se deu, na quinta, com a participação de 50 jovens.

Ermelinda apresentou, no telão, as mais diversas doenças sexualmente transmissíveis como sífilis, gonorreia, condiloma, Aids entre outros exemplos.

“O objetivo é a prevenção”, disse a enfermeira.

“As doenças sexualmente transmissíveis não aparecem externamente e, sim, internamente.

Não dá para saber se a pessoa tem ou não alguma doença”, explicou a palestrante.

“Por isso é fundamental o uso do preservativo (camisinha) seja ela masculina ou feminina.

” A profissional da saúde orientou os estudantes a manter um diálogo antes do contato sexual.

“Conversem, primeiramente, antes da relação, pois é importante que vocês conheçam um pouco o parceiro ou a parceira.

“O coordenador do colégio, Valdemar de Camargo, salientou a importância da palestra para “esclarecer a juventude”.

Já o vereador João Manoel contou que visitou a organização não governamental CASV (Centro de Apoio e Solidariedade à Vida) e saiu emocionado.

“O Casv fica em frente ao Lar Betel e muitas pessoas recebem tratamento para combater a Aids, porém a população olha com preconceito; e são justamente essas pessoas que precisam do nosso amor.

Eu chorei ao ver o estado dos pacientes”, relatou o parlamentar.

A Semana Educativa de Prevenção às DST/AIDS foi criada, em 1999, por meio de decreto legislativo proposto pelo então vereador Ademar do Carmo Luciano Júnior.

Uma vez ao ano, são realizadas palestras e exposições nas unidades de ensino com o objetivo de orientar os alunos sobre a importância de se utilizar o preservativo nas relações sexuais para prevenir às DST/AIDS e gravidez precoce.

Após o término do mandato de Luciano Júnior, o evento passou a ser apresentado pelo vereador João Manoel dos Santos.

Agência Trabalhista de Notícias (LL), com informações da Câmara de Vereadores de Piracicaba Foto: Suelen Faria/CVP