João Manoel homenageia 65 anos de fundação de colégio em Piracicaba (SP)

PTB Notícias 21/02/2015, 8:36

O vereador de Piracicaba (SP), João Manoel dos Santos (PTB), irá homenagear o Colégio Salesiano Dom Bosco Cidade Alta pelos 65 anos de fundação e de presença salesiana na cidade, celebrados em 20 de agosto deste ano.

É de sua autoria a moção de aplausos 8/2015, aprovada na 5ª reunião ordinária da Câmara, realizada nesta quinta-feira, 19.

Receberá o título Antônio Carlos Galhardo, padre que é diretor geral da instituição.

“Estamos no início do século 21.

O centenário Sistema Preventivo de Dom Bosco, centrado na razão, religião e bondade, continua sendo referencial da formação oferecida no ambiente salesiano”, diz João Manoel no texto da moção de aplausos, ao lembrar que atualmente o sistema salesiano de ensino está espalhado em mais de 150 países nos cinco continentes.

Os primeiros salesianos enviados à Piracicaba foram os padres Pedro Baron e Ismael Simões e o clérigo Benevenuto Felipe Nery.

Eles desembarcaram na Estação da Paulista em 7 de janeiro de 1950, por volta das 16h30.

A recepção ficou por conta de dom Ernesto de Paula, bispo diocesano que desempenhava suas atividades na cidade desde 1945 e almejava a criação de um colégio católico para rapazes.

Eles ficaram provisoriamente instalados na rua José Ferraz de Carvalho, 872, sendo que o imóvel foi gentilmente cedido pelos capuchinhos e localizava-se ao lado da Igreja do Sagrado Coração de Jesus.

No dia 1º de março de 1950 o padre Baron, escolhe o local do futuro Colégio, na antiga Chácara Laport, numa área de 15.

660 metros quadrados.

O terreno foi doado pelo prefeito Luiz Dias Gonzaga após votação municipal.

No dia 20 de agosto de 1950 foi lançada a pedra fundamental e em 18 de dezembro do mesmo ano nasce o Oratório Festivo São Domingos Sávio.

Agência Trabalhista de Notícias (LL), com informações da CÂMARA DE VEREADORES DE PIRACICABAFoto: Fabrice Desmonts/CVP