João Manoel quer criar ‘Escola Legislativa’ na Câmara de Piracicaba (SP)

PTB Notícias 7/11/2014, 8:02


Em entrevista na quarta-feira (5/11/2014), o presidente da Câmara de Vereadores de Piracicaba (SP), João Manoel dos Santos (PTB), manifestou o desejo de criar no município a “Escola Legislativa”, com a finalidade de estender as ações promovidas pela Casa de Leis a um número maior de pessoas.

A intenção é firmar parcerias com as secretarias municipal e estadual de Educação e com universidades da cidade para oferecer cursos gratuitos em diferentes áreas.

O projeto de resolução que institui a “Escola Legislativa” deve ser apresentado por João Manoel até o final deste mês e votado ainda este ano, quando se encerra o quarto mandato do parlamentar à frente da Mesa Diretora.

A iniciativa já é realidade em cidades da região, como Limeira e Campinas, e em assembleias legislativas do país, como as de Santa Catarina, Paraíba, Piauí e Minas Gerais, que foi uma das pioneiras ao instituir o projeto, em 1992.

A proposta de criar a “Escola Legislativa” na Câmara prevê a realização de palestras e cursos de qualificação e atualização profissional, educacionais e de formação política, com entrega de certificados aos inscritos.

Eles serão abertos à participação de toda a população, expandindo o alcance que hoje a Casa de Leis piracicabana já obtém por meio de projetos voltados à conscientização de crianças e adolescentes, como o “Conheça o Legislativo” e as semanas temáticas do Meio Ambiente e “Pipas sem Mortes”, por exemplo.

“A ‘Escola Legislativa’ tem tudo para dar certo, porque já é parte do que fazemos aqui”, salientou João Manoel durante a entrevista.

O vereador estava acompanhado de Kátia Garcia Mesquita e Carlos Eduardo Gaiad, respectivamente diretores dos departamentos Administrativo-Financeiro e de Comunicação da Câmara.

Sem ônusAlém dos convênios com as secretarias municipal e estadual de Educação e com universidades da cidade para contar com a colaboração de especialistas, funcionários da Câmara também serão qualificados para atuar no projeto.

Eles devem passar pelo treinamento dado por um grupo do Senado Federal que é voltado justamente ao fomento de iniciativas desse tipo.

Kátia, que tem buscado referências em cidades como Limeira e Itu para a implantação da “Escola Legislativa” em Piracicaba, destacou o caráter educativo da iniciativa e a preocupação com a linha pedagógica que a orientará.

“Será necessário o envolvimento de profissionais da área para a construção do projeto”, afirmou.

A diretora do Departamento Administrativo-Financeiro lembrou experiências bem-sucedidas da Câmara em convênios com instituições de ensino, como a parceria firmada com a Unimep (Universidade Metodista de Piracicaba) para o trabalho de consolidação das leis em vigor no município, realizado na década de 1990 e que foi pioneiro no Brasil.

“Não queremos criar ônus financeiro para a Câmara”, acrescentou João Manoel, sobre os futuros convênios.

“Salas de aula”Com a possibilidade de a “Escola Legislativa” alcançar estudantes do ensino médio, universitários e adultos, está sendo estudada a substituição dos atuais assentos do salão nobre da Casa de Leis por cadeiras com braços móveis, que se transformam em carteiras, tornando o espaço uma ampla “sala de aula”.

Outros dois espaços do prédio anexo da Câmara também devem ser utilizados para os cursos e as palestras do programa: a sala de reuniões do segundo andar, já equipada com recursos multimídia e com capacidade para 40 pessoas, e o auditório do futuro Centro de Documentação, cuja construção deve se iniciar nas próximas semanas.

Além de atingir os alunos inscritos nas atividades presenciais, Gaiad ressaltou a possibilidade de os cursos alcançarem ainda mais gente com a transmissão pela televisão.

“Temos o diferencial da TV Câmara”, disse ele, em referência à emissora do Poder Legislativo de Piracicaba, que pode ser sintonizada pelo canal aberto 60.

1, em sinal digital.

Agência Trabalhista de Notícias (LL), com informações da Câmara de Vereadores de Piracicaba Foto: Fabrice Desmonts/CVP