João V. Claudino quer medidas definitivas para resolver Seca no Nordeste

PTB Notícias 10/01/2012, 7:52


Além de se preocupar com os prejuízos decorrentes das fortes chuvas que atingem estados do Sudeste, o governo federal terá que acelerar programas estruturantes e definitivos de combate à estiagem que afeta milhares de nordestinos.

É o que defende parlamentares de estados do Nordeste que devem se reunir a partir de fevereiro, quando retomam os trabalhos, a fim de analisar providências para a região.

O Senador João Vicente Claudino (PTB-PI) defende que o governo federal seja proativo em medidas estruturantes para resolver o problema que, para ele, é “secular”.

O Piauí, por exemplo, necessita de providências de perenização dos rios e construção de barragens.

Isso, segundo o senador petebista, garantiria aos sertanejos do Semiárido melhor condição de vida e acesso fácil à água.

Ele elogiou a iniciativa do governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva de construção de cisternas para amenizar os efeitos dos longos períodos de estiagem, mas ponderou que apenas isso não solucionou a questão.

“Esse programa foi paliativo e não resolve.

Além da falta de medidas definitivas, temos que acabar com a cultura dos carros-pipa”, ressaltou Claudino, referindo-se ao abastecimento de residências por caminhões.

Agência Trabalhista de Notícias (LL) com informações do Jornal do Brasil