João Vicente Claudino aponta redução drástica da Lagoa de Parnaguá

PTB Notícias 9/10/2013, 12:05


O senador João Vicente Claudino (PTB-PI) lamentou na terça-feira (8/10/2013) o “efeito devastador” da estiagem, das agressões ambientais e das mudanças no clima sobre a Lagoa de Parnaguá, no sul do Piauí, que perdeu 90% de sua área.

Ele apontou a importância da lagoa, a maior do estado, com 2 mil hectares de área, para o turismo, a economia e o abastecimento de água da cidade de Parnaguá.

“Um fato como esse fere a alma do povo piauiense.

O extremo sul do Piauí clama por soluções duradouras contra as secas anunciadas”, disse o parlamentar.

João Vicente relatou os efeitos da seca prolongada sobre o Piauí, que tem reduzido a produtividade do estado em setores como apicultura, pecuária e produção de caju, chegando a comprometer o andamento de obras do programa federal de habitação popular Minha Casa, Minha Vida.

Argumentando que o povo do Piauí merece o renascimento da Lagoa de Parnaguá, o parlamentar ainda apontou o desmatamento e o assoreamento do Rio Paraim como causas da redução do espelho d’água da lagoa.

O parlamentar lembrou que, sem abastecimento de água regular, a população de Parnaguá tem aberto poços que muitas vezes estão contaminados.

Agência Trabalhista de Notícias (FM), com informações da Agência SenadoFoto: Moreira Mariz/Agência Senado