João Vicente Claudino comemora crescimento do setor turístico brasileiro

PTB Notícias 5/03/2009, 7:51


Último a discursar em Plenário nesta quarta-feira (4/3), o senador João Vicente Claudino (PTB-PI) comemorou o crescimento do setor turístico brasileiro nos últimos anos.

De acordo com ele, a crise financeira internacional não prejudicou a atividade turística no Brasil.

Entretanto, disse o senador, os números do setor ainda são modestos, pois o turismo brasileiro recebe apenas 1% do que se gasta com turismo no mundo, tendo ainda muito a avançar.

De acordo com o Ministério do Turismo, comentou o senador, 5,2 milhões de turistas visitaram o Brasil em 2008, boa parte deles procurando o turismo ecológico e o turismo de aventura.

João Vicente Claudino elogiou a gestão do ministro do Turismo, Luiz Barreto, destacando seu empenho na consolidação da Lei Geral do Turismo (Lei 11.

771/08) e os investimentos da pasta na infraestrutura turística nacional.

– A própria criação do Ministério do Turismo, em 2003, representa uma mudança no enfoque governamental.

De lá para cá, políticas estruturantes foram formuladas e os investimentos realizados, da ordem de R$5 bilhões, têm contribuído para o fortalecimento do setor.

Mesmo sob o cenário preocupante da crise internacional, persevera o bom desempenho – afirmou JVC.

João Vicente Claudino também comemorou o fato de que o Seminário Internacional de Arqueologia será realizado pela primeira vez no Brasil, em junho de 2009, no Piauí, devido à importância do Parque Nacional da Serra da Capivara – sítio arqueológico de extrema riqueza em pinturas rupestres.

fonte: Agência Senado