João Vicente Claudino defende a criação de fundo contra calamidades

PTB Notícias 13/05/2009, 7:01


Em pronunciamento nesta terça-feira (12), o senador João Vicente Claudino (PTB-PI) defendeu a criação de um fundo contra calamidades, como forma de agilizar a liberação de recursos aos municípios atingidos por catástrofes naturais.

Ele argumentou que a burocracia atual impede a liberação dos recursos em tempo hábil e agrava o desespero das famílias que perderam tudo nas enchentes, a exemplo do que vem ocorrendo no Piauí, onde as chuvas já desabrigaram mais de 14 mil famílias, afetando a vida de 70 mil pessoas em 37 municípios.

O senador lembrou que a desburocratização das ações do governo para o atendimento imediato de estados e municípios em situação de emergência também foi defendida por vários senadores que participaram nesta terça-feira de audiência pública na Comissão de Desenvolvimento Regional (CDR).

Em seu discurso, João Vicente Claudino também saudou o programa Família Acolhedora, por meio do qual a Prefeitura de Teresina abriga em casas de moradores previamente cadastrados aquelas famílias desabrigadas pelas chuvas, em vez de encaminhá-las a escolas e órgãos públicos, como costuma ocorrer nesses casos.

* Agência Trabalhista de Notícias com informações da Agência Senado