João Vicente Claudino defende criação de nova universidade no Piauí

PTB Notícias 4/06/2007, 13:27


O senador João Vicente Claudino, presidente do Diretório Estadual do PTB do Piauí, reapresentou no Senado Federal projeto de lei sobre a criação da Universidade Federal do Gurguéia (UFG), que será instalada na cidade de Bom Jesus.

O projeto foi apresentado originalmente pelo ex-senador Freitas Neto (PSDB), no ano de 2002, mas estava arquivado e agora foi reapresentado pelo Senador João Vicente Claudino.

A UFG, segundo o projeto de João Vicente, será criada através de um desmembramento da Universidade Federal do Piauí – UFPI -, já existente naquela cidade ao sul do Estado.

A Universidade Federal do Gurguéia ministrará aulas de ensino superior, desenvolverá pesquisa nas diversas áreas de conhecimento e promoverá a extensão universitária.

Segundo o Senador João Vicente, a instalação desta instituição de ensino superior vai representar um avanço na região sul do Estado, principalmente no que se refere ao desenvolvimento das potencialidades do local.

“A UFG surgiria como uma forma de fortalecimento da pesquisa diante das peculiaridades daquela região”, destacou ele.

De acordo com o projeto, a idéia não é criar uma universidade a mais no Estado, mas uma Instituição que, conformando-se à região que atenderá, transforme-se em um laboratório de desenvolvimento.

“Pesam neste sentido as características muito especiais de vasta região do sul do Piauí.

Nela combinam-se três fatores: as enormes reservas hídricas do Vale do Gurguéia; os oito milhões de hectares de cerrados, que representam a mais ampla área com esse perfil ambiental no Nordeste e uma das últimas fronteiras agrícolas; e o semi-árido que requer atenção especial”.

A estrutura organizacional e a forma de funcionamento da Universidade Federal do Gurguéia – UFG – será regida pelo atual estatuto da Universidade Federal do Piauí – UFPI – e pela legislação federal.

As unidades e respectivos cursos, de todos os níveis, atualmente integrantes do campus de Bom Jesus, passam a integrar a Universidade do Gurguéia.

Os cargos, ocupados e vagos, pertencentes àquele campus da UFPI, passarão a pertencer a UFG.

fonte: site do PTB – RS