João Vicente Claudino é homenageado com Título de Cidadão Maranhense e Medalha Manuel Beckman

Agência Trabalhista de Notícias 7/12/2019, 9:58

Imagem Crédito: JR Lisboa/Agência Assembleia

A Assembleia Legislativa do Maranhão homenageou, em sessão solene realizada na sexta-feira (6), o empresário, ex-senador e presidente do PTB do Piauí, João Vicente Claudino, com o Título de Cidadão Maranhense e a Medalha do Mérito Legislativo Manuel Beckman, pelos relevantes serviços prestados ao Estado na área empresarial. As honrarias foram propostas pela deputada Mical Damasceno (PTB).

Conduzida pelo presidente da Casa, deputado Othelino Neto (PCdoB), a solenidade foi prestigiada por diversas autoridades da classe política piauiense e maranhense, a exemplo dos governadores do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), e do Piauí, Wellington Dias (PT).

Em seu pronunciamento, Mical Damasceno afirmou que a homenagem é uma forma de retribuir a dedicação de João Vicente Claudino aos maranhenses. “É uma honraria mais que merecida e ela se estende a toda a sua família, pelos grandes investimentos trazidos e as oportunidades de trabalho dadas ao povo maranhense. Nosso gesto é de retribuição à mão amiga que ele nos deu”, enfatizou.

Segundo a parlamentar, João Vicente atua sempre com brilhantismo e capacidade em prol da comunidade maranhense, assim como de outros estados. “Suas empresas são responsáveis por gerar milhares de empregos e renda para as famílias do Maranhão, contribuindo assim para o desenvolvimento social e econômico do Estado. Esta homenagem só oficializa aquilo que já está no seu coração”, completou.

Multiplicador da cidadania

Na ocasião, Mical Damasceno leu uma carta do presidente nacional do PTB, Roberto Jefferson, que não pôde comparecer à solenidade. Na mensagem, ao parabenizar a iniciativa de Mical em conferir ao dirigente do PTB do Piauí as homenagens, o líder petebista destacou que, seja como empreendedor, seja como político, João Vicente Claudino sempre trabalhou pelo desenvolvimento social e econômico do Brasil, em especial da Região Nordeste.

“Além disso, é uma pessoa agregadora, capacitada, empenhada, reformista, de ideais e de palavra. É multiplicador da cidadania. Portanto, além de João Vicente Claudino enobrecer e fortalecer a imagem do Partido Trabalhista Brasileiro, em âmbito estadual, regional e nacional, seus feitos ímpares, seus valores e sua hombridade o creditam e o qualificam a receber essas significativas condecorações”, acrescentou.

Roberto Jefferson afirmou, ainda, que Mical Damasceno e João Vicente Claudino “engrandecem a política, o PTB e o Brasil com as iniciativas profícuas de vocês”. E encerrou dizendo que espera contar com o apoio, o trabalho, a dedicação e os princípios de ambos “para fortalecermos cada vez mais o nosso partido, para que assim possamos construir um país digno, justo e próspero para os brasileiros, com mais emprego e renda”.

União

Na oportunidade, Othelino Neto falou da união entre os nordestinos. “Dos sofrimentos às alegrias, nós e o povo do Piauí estamos sempre juntos. É muito bom ver um ‘piauiense’, de coração, sendo homenageado pelo povo do Maranhão. Agora, mais do que nunca, mostramos para o país que somos um povo importante para a nação brasileira. Eu diria que no Nordeste está a luz do fim do túnel que nós precisamos para clarear os horizontes do Brasil, nessa quadra histórica tão complicada e que nos provoca tantas preocupações”, disse.

No mesmo tom, Flávio Dino salientou a boa relação que tem com o empresariado do país. “Temos, hoje, a oportunidade de reafirmar duplos laços. De um lado, com o empresariado e o respeito à iniciativa privada; e, de outro, homenageando o vizinho e irmão Estado do Piauí, com o qual compartilhamos muitos serviços públicos e atividades privadas”, acentuou.

Já Wellington Dias teceu elogios à atuação do homenageado no ramo empresarial. “Ele é, na verdade, um cidadão do Brasil. Pertence a um dos maiores grupos empresariais do Maranhão, do Piauí e de boa parte do Nordeste. Merece destaque pelo olhar social e por ser um dos maiores empregadores, sempre preocupado com a cultura, o esporte e ações sociais. Para mim, é um homem decente, honrado, trabalhador e com capacidade empresarial extraordinária”, afirmou.

Agradecimento

Em um discurso emocionado, João Vicente Claudino agradeceu as homenagens. “Essa homenagem me deixa muito feliz, porque nossa raiz como empresa e família é do Maranhão. Desde que chegamos a este Estado, aqui plantamos nossos sonhos. Eu já me sentia maranhense e, agora, fui oficialmente adotado pelo Maranhão, o que me enche de orgulho”, declarou.

Filho de João Claudino Fernandes e Maria Socorro de Macêdo Claudino, João Vicente de Macêdo Claudino nasceu em 9 de fevereiro de 1963, em Cajazeiras (PB). É casado com Joselene Claudino e pai de cinco filhos. Suas atividades empresariais hoje se estendem também para as regiões Sul e Sudeste do país, com importantes funções no Grupo Claudino.

A experiência trouxe a confirmação de sua competência profissional. A preocupação com o desenvolvimento do Piauí o levou a ocupar outros cargos, inclusive no primeiro escalão do governo do Estado e em entidades representativas das categorias industrial e de logística.

Nas eleições de 2006, foi eleito senador pelo PTB do Piauí com 926.631 votos, o que corresponde a 65% dos votos válidos.

Reconhecimento

Os deputados estaduais Glalbert Cutrim (PDT), Wendell Lages (PMN), Zito Rolim (PDT), Daniella Tema (DEM), Rafael Leitoa (PDT), Dr. Yglésio (PDT), Antônio Pereira (DEM), Felipe dos Pneus (PRTB) e Wellington do Curso (PSDB) prestigiaram a solenidade.

“Uma homenagem mais do que justa, onde o Maranhão, por meio da Assembleia, reconhece o trabalho que foi e é feito no nosso Estado, por meio do empreendedorismo. O João Vicente sempre trouxe para o Maranhão a pulsação da economia e gera emprego e renda. Isso muito nos orgulha”, ressaltou Wellington do Curso.

“Essa homenagem vem em um momento muito oportuno. O país vive uma retração econômica e o setor privado não pode se furtar desse cenário político. O João Vicente tem contribuído não só com o Maranhão, mas com o Piauí e o Brasil, e isso nos faz sentir muito orgulhosos de estar presentes nesse grande momento”, enalteceu Felipe dos Pneus.

Senadores, deputados federais e demais lideranças políticas do Maranhão e do Piauí também marcaram presença.

Com informações da Assembleia Legislativa do Maranhão