João Vicente Claudino elogia trabalho do Tribunal de Contas do Piauí

PTB Notícias 31/08/2007, 8:10


O senador João Vicente Claudino (PTB-PI) destacou no Plenário do Senado o trabalho do Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI), o primeiro dos tribunais de contas estaduais criado no país, em 1899.

O parlamentar agradeceu ter sido agraciado com a comenda Colar do Mérito, por sugestão do Conselheiro José de Anchieta Moraes e Silva, na última sexta-feira (24), durante as comemorações dos 108 anos de criação do TCE-PI.

João Vicente Claudino afirmou que a decisão de criar o tribunal de contas do Paiuí foi “tão audaciosa” que o segundo a surgir, o da Bahia, apareceu somente duas décadas depois.

O de São Paulo, só nasceu 30 anos depois.

Mesmo assim, observou o senador, é um tempo curto, se comparado à primeira corte de contas a surgir, na Inglaterra, há quase oito séculos.

Claudino afirmou que o TCE-PI vive em constante busca pela modernização e “trabalha com ideário de que suas ações não se resumem à avaliação se o governo deve ser maior ou menor, mas que precisa ser melhor”.

Na sua opinião, os tribunais de contas, em especial o do Piauí, têm a função de “aprimorar as políticas públicas, que têm como fim último a melhoria do bem-estar da população”.

Ele parabenizou o tribunal na pessoa de seu presidente, o Conselheiro Anfrísio Neto Lobão Castelo Branco.

Em aparte, o senador Heráclito Fortes (DEM-PI) afirmou que João Vicente Claudino fazia uma homenagem justa ao tribunal.

O senador Mão Santa (PMDB-PI), que presidia a sessão, também se solidarizou com o pronunciamento.

fonte: Agência Senado