João Vicente Claudino recebe comissão da Campanha ‘SOS UESPI’

PTB Notícias 2/06/2011, 7:47

O senador João Vicente (PTB-PI) recebeu na última segunda-feira (30/05), em seu escritório em Teresina, representantes da comissão da Campanha “SOS UESPI”, composta de docentes, discentes e servidores da instituição.

Na oportunidade, o senador petebista tomou conhecimento da situação dramática da Universidade depois dos relatos emocionados dos responsáveis pelo movimento.

Dentre os presentes, Graça Ciríaco, presidente do Sindicato dos Docentes da UESPI, Daniel Solon, docente e membro da direção do ANDES, e Lucineide Barros, docente da UESPI, além de alunos do Campus de Picos, Parnaíba e Teresina.

Os docentes da UESPI estão em greve desde o dia 12 de maio e até o momento as autoridades educacionais estaduais sequer abriram um canal de negociação com eles para tratar do problema.

Segundo a comissão, a greve gira em torno de vários problemas gritantes que a UESPI vem passando, tanto de ordem conjuntural como estrutural, que exigem realmente uma ação governamental efetiva e não o desprezo que vem sendo oferecido.

Além disso, é possível perceber que não está havendo interesse das autoridades estaduais em aproveitar a UESPI como centro de conhecimento indutor do progresso e desenvolvimento do Piauí, uma vez que não repassam integralmente os recursos que lhe cabem no orçamento do Estado.

Essa talvez seja a principal razão pela qual toda a UESPI está praticamente em situação de miséria, com precariedades nas instalações físicas da Universidade, como salas de aula mal estruturadas, falta de livros nas bibliotecas, carência de materiais laboratoriais, além dos salários medíocres dos docentes, técnicos e servidores daquela Instituição de Ensino.

O senador João Vicente, sensibilizado com o estado de degradação física, financeira, educacional e motivacional da UESPI, se comprometeu, como representante do povo piauiense no Senado da República, fazer tudo que estiver ao seu alcance em favor da Instituição, como audiência pública na Comissão de Educação do Senado para abordar a questão, dar apoio com pronunciamentos na tribuna do Senado, esclarecendo a sua verdadeira situação, bem como lutar em todas as instâncias possíveis.

Agência Trabalhista de Notícias (LL) com informações do Portal 180 Graus