João Vicente reúne prefeitos, deputados e senadores petebistas em Brasília

PTB Notícias 16/04/2007, 8:21

Mais de 150 prefeitos, vice-prefeitos e lideranças piauienses participaram da reunião organizada pelo senador João Vicente Claudino em Brasília, na última semana, por conta da marcha dos prefeitos, idealizada pela Confederação Nacional dos Municípios.

Na reunião, deputados federais piauienses como Júlio César e Mussa Demes e o petebista eleito pelo estado de São Paulo, Frank Aguiar, se juntaram às lideranças e políticos piauienses em um jantar oferecido pelo Senador no restaurante Porto Vitória, zona Sul de Brasília.

Estiveram presentes também na reunião, os senadores Sérgio Zambiasi (PTB – RS) e Epitácio Cafeteira (MA) – líder do PTB no Senado Federal.

De acordo com o senador João Vicente Claudino, a idéia era facilitar ainda mais o contato dos prefeitos com a bancada federal piauiense, além de parte da bancada petebista no Senado, já que mais de 60% dos prefeitos piauienses estavam na capital federal participando da Marcha dos Prefeitos.

Estiveram presentes governantes municipais de todas as regiões do estado; como o prefeito José Maia (PFL), de Castelo do Piauí, que viu a iniciativa de João Vicente Claudino como uma forma de interagir ainda mais as opiniões e os projetos municipais, além de ter mais contato com a bancada federal.

“Essa reunião é um fato novo dentro desse evento, e o mais interessante é o que aqui estão presentes prefeitos que apoiaram e não apoiaram o senador em sua campanha, o que mostra sua coerência de trabalho com relação a todo o Piauí”, afirma o prefeito, declarando ver no Senador uma alternativa de extrema importância dentro do Senado Federal e que os contatos organizados pelo próprio Senador mostram que ele mesmo pretende manter firme tais ligações.

O deputado federal Mussa Demes (DEM) declarou que a tradição da marcha dos prefeitos sempre foi vista com grande eloqüência pelas bancadas federais em Brasília, no entanto, segundo ele, a intensidade das discussões e o nível de aproveitamento esse ano foi superior aos demais.

“Vários fatos marcam essa marcha como uma das mais importantes, uma delas é o fato de termos hoje a presença maciça do estado do Piauí em Brasília, lutando por melhores condições de trabalho e pelo apoio dos senadores e deputados federais dentro de seus municipios.

A reunião, organizada pelo senador João Vicente, vem para mostrar, também, o interesse do Senador em um desenvolvimento coerente e completo dentro do estado do Piauí.

“, enfatizou o deputado.

O senador João Vicente vê a amizade e o apoio dos prefeitos como um reflexo de seu trabalho amplo dentro de cada município e, segundo ele, sempre mantém contato com os municípios.

“Continuo mantendo intenso contato com os prefeitos de quase todos os municípios do Piauí.

Eles têm livre aceso ao meu gabinete e procuro sempre apóia-los e ajudá-los buscando saídas para problemas, apoio para projetos e afins.

Sempre estive presente nas cidades conhecendo as dificuldades e participando de uma forma ou de outra da questão sócio-cultural e educativa desses municípios.

Hoje os prefeitos me conhecem e confiam em mim e no meu trabalho; em pouco tempo de Senado já percebo o reflexo dessa confiança”; confessa o senador.

A reunião teve como foco principal a marcha dos prefeitos, que reuniu mais de dois mil prefeitos de todo o país, além centenas de vereadores que participaram do II Fórum Nacional de Vereadores, evento paralelo à marcha.

De acordo com a Confederação Nacional dos Municípios (CNM), organizadora da marcha, os prefeitos entregaram uma carta aos representantes do Senado e da Câmara Federal com alguns pedidos, entre os quais a aprovação do texto da minireforma tributária e a adequação do texto da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) do Fundo de Manutenção da Educação Básica (Fundeb), para evitar prejuízos financeiros aos municípios.

De acordo com o senador João Vicente Claudino (PTB-PI), essa é a segunda vez que acompanha a Marcha dos Prefeitos, organizada pela Confederação Nacional dos Municípios e, segundo ele, esse ano, percebeu que os prefeitos estavam mais engajados e que houve um resultado mais positivo que a de 2006.

“Senti o próprio presidente Lula mais preocupado em atender os pleitos trazidos pelos prefeitos este ano.

Discussões como a Reforma Tributária e a Reforma Política foram mais coerentes e percebi um maior interesse dos prefeitos em entender cada trâmite das duas reformas.

Vejo, portanto, um resultado extremamente positivo para o Estado, já que os prefeitos tiveram mais conhecimento sobre assuntos discutidos e puderam trocar experiências com políticos de todo o país”, afirma o senador petebista.