Jocelito Canto cobra presença de técnicos de enfermagem em ambulâncias

PTB Notícias 16/08/2007, 8:16


A saúde foi novamente tema de pronunciamento nesta semana do deputado estadual Jocelito Canto (PTB-PR), na Assembléia Legislativa do Paraná.

O parlamentar petebista destacou que motoristas de ambulâncias em Ponta Grossa estariam sozinhos nos veículos e até mesmo prestando o atendimento às pessoas socorridas em alguns casos, inclusive parando os veículos.

Segundo o petebista, um técnico auxiliar de enfermagem deveria estar à disposição dos transportados para qualquer eventualidade e orientação necessária.

Canto afirmou que pretende apresentar um projeto que regulamente a existência de profissionais preparados para o atendimento da população, sem inclusive o desvio de funções, como é o caso de motoristas socorristas em todos os municípios do Paraná.

“Soubemos de casos estranhos em Ponta Grossa, que até mesmo o motorista pára para socorrer.

Eu já penso numa lei para que todas as ambulâncias tenham um maqueiro”.

O deputado do PTB paranaense lembrou ainda o período em que foi prefeito de Ponta Grossa, quando foram realizados cursos de aperfeiçoamento e treinamento de pessoas para o atendimento de socorro em ambulâncias e que atualmente os municípios não devem, em nome do superávit, deixar de investir em profissionais de saúde.

“Precisamos, sim, criar mecanismos para que as ambulâncias sejam bem utilizadas.

Não se pode fazer economia nesta área”, ressaltou Canto.

fonte: site da Assembléia Legislativa do Paraná