Joni Rocha inaugura os primeiros Postos de Saúde Rural de Rio Pardo (RS)

PTB Notícias 10/02/2012, 14:43


O prefeito de Rio Pardo (RS), petebista Joni Rocha, inaugurou nesta terça-feira (08/02/2012) os dois primeiros Postos de Saúde Rural do município.

O projeto, idealizado pelo prefeito em 2011, foi concretizado nas comunidades de João Rodrigues e de São José, na Capoeirinha.

As inaugurações contaram com a participação das comunidades, secretários municipais, vereadores e dos funcionários que estarão realizando os atendimentos de saúde.

Joni Rocha falou do empenho e da mobilização das comunidades para que pudessem receber os PSRs.

Segundo ele, foram mais de R$ 30 mil reais de investimento com a aquisição de gabinetes odontológicos novos, assim como macas e equipamentos.

“Estamos descentralizando os serviços de saúde e fortalecendo a atenção básica para todo o interior.

Em breve estaremos ampliando este atendimento para as comunidades do Albardão, Barragem e Max Bhruns”, explicou.

Rocha fez ainda uma breve retrospectiva da saúde em Rio Pardo.

O petebista falou do importante papel do Pronto Atendimento Ambulatorial Municipal (PAAM), do atendimento domiciliar preventivo feito pelas Agentes Comunitárias de Saúde; nos bairros, por três Unidades de Estratégia de Saúde da Família (ESFs) e ainda quatro Unidades Básicas de Saúde, Centro de Atenção Psicossocial Adulto e Infantil (CAPS e CAPSI) e nove Gabinetes odontológicos.

Joni Rocha destacou também a parceria do município de Rio Pardo com o governo do Estado e a União, através dos mais de 300 atendimentos realizados pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).

O secretário Municipal de Saúde, Augusto Pellegrini, informou ainda que será implantado um posto de Estratégia de Saúde da Família (ESF) na parte baixa do bairro Ramiz Galvão.

Hoje com o objetivo de evoluir e aprimorar a atuação na área da saúde, o governo trabalha para proporcionar aos rio-pardenses acesso a um serviço de qualidade, respeitando a todos, sem distinção.

AtendimentoNa comunidade João Rodrigues, o atendimento básico como curativos, vacinas, injeções, verificação da pressão arterial, acompanhamentos de grupos de gestantes, diabéticos e hipertensos e outros procedimentos básicos serão realizados todas as tardes, de segunda à sexta, das 13h às 17h.

As consultas médicas e odontológicas nas segundas-feiras.

Segundo a Coordenadora Geral do programa, a enfermeira Ana Cláudia Balestrini, a comunidade deverá procurar o posto para agendar previamente as consultas.

“O atendimento odontológico poderá ser ampliado para dois dias da semana, dependendo da demanda da comunidade”, acrescentou.

O representante da comunidade, Adroaldo Viana, agradeceu aos colaboradores, que contribuíram com recursos financeiros e com mão de obra, assim como a Agente de Saúde Marinês, que agradeceu o empenho para tornar o PSR de João Rodrigues Uma realidade.

No local também estará funcionando um Posto dos Correios.

Em São José, na Capoeirinha, o atendimento será realizado todas as manhãs das 8h às 12h, com consultas médicas e odontológicas também nas segundas-feiras.

O presidente do Conselho Municipal de Saúde, Luís Henrique Oliveira, falou sobre o empenho da administração municipal em trazer o trabalho de saúde preventiva para o meio rural, como forma de melhorar a qualidade de vida e elevar os índices de saúde do município.

Agência Trabalhista de Notícias (FM), com informações da Prefeitura de Rio Pardo (RS)Foto: Divulgação/Prefeitura de Rio Pardo (RS)