Jonival prestigia cerimônia de inauguração do SETAF em Cruz das Almas

PTB Notícias 28/07/2015, 12:38


O prefeito Jonival Lucas (PTB), equipe de governo e agricultores familiares de Sapeaçu (BA) participaram na segunda-feira (27/7/2015) da inauguração do Serviço Territorial de Apoio à Agricultura Familiar (SETAF), em Cruz das Almas (BA).

O evento contou com a presença do Secretário de Desenvolvimento Rural (SDR) da Bahia, Jerônimo Rodrigues, do diretor-executivo da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), Wilson Dias, do coordenador Executivo de pesquisa, Inovação e Extensão Tecnológica (Cepex), Orlando Pereira, de prefeitos dos municípios do Território do Recôncavo, deputados, vereadores, representantes institucionais, agricultores familiares, membros de associações, cooperativas, sindicatos e demais autoridades.

O SETAF é uma unidade territorial descentralizada cuja finalidade é articular políticas públicas para a agricultura familiar e promover a inclusão produtiva dos agricultores familiares baianos.

“Estamos compartilhando responsabilidades e alegrias com a inauguração desse serviço de atendimento estratégico para o Desenvolvimento Rural.

Vamos dialogar com prefeituras, movimentos sociais do campo, consórcios e colegiados, para dar agilidade à execução dos projetos e políticas públicas para agricultura familiar.

Essas ações serão direcionadas pelos agricultores familiares de cada Território, de acordo com as necessidades regionais”, explicou Jerônimo Rodrigues.

O evento também marcou o lançamento do Serviço Municipal de Apoio à Agricultura Familiar (SEMAF), que tem com objetivo promover a articulação, gestão e implementação de políticas para a execução na base municipal.

O prefeito Jonival Lucas, juntamente com outros prefeitos do Recôncavo baiano, assinaram os termos de cooperação para a instalação de SEMAFs em seus municípios, que atuarão por meio de termo de adesão firmado entre o município e a SDR de forma articulada com o SETAF de Cruz das Almas.

Os dois serviços (SETAF e SEMAF) atuarão de forma integrada com oferta de assistência técnica e extensão rural, regularização fundiária e estruturação produtiva de assentamentos rurais, disponibilização de insumos produtivos (seguro, sementes, água, mudas, entre outros), implantação de infraestrutura rural (habitação, água, equipamentos públicos etc.

), além do apoio para acesso ao mercado tradicional e institucional, e implantação de agroindústrias familiares.

Para Jonival Lucas, o momento foi muito especial e ressaltou o empenho que a administração municipal fará para apoiar os serviços em Sapeaçu.

“Quero parabenizar a iniciativa do Estado por trazer o SETAF ao Recôncavo baiano.

Acredito que a instituição irá amparar todas as atividades dos agricultores familiares e nós estaremos próximos desenvolvendo políticas públicas para melhorar as condições da população da zona rural”, disse.

O diretor-executivo da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), Wilson Dias, destacou a importância de manter um diálogo para fazer com que as políticas públicas aconteçam priorizando ações de acesso à água, à terra e assistência técnica, entre outras.

“As ações deverão ser executadas de forma dinâmica, célere, com acompanhamento e avaliação de técnicos dos diversos projetos e organismos do governo estadual, proporcionando uma interação permanente entre o estado e a população rural.

“Ao todo serão implantados 27 SETAFs, em todos os Territórios de Identidade da Bahia.

As unidades do SETAF serão compostas por técnicos do Bahia Produtiva e Pró-Semiárido, projetos da CAR, da Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural (Bahiater) e da Coordenação de Desenvolvimento Agrário (CDA), entre outras instituições de governo.

As equipes vão atender a população do meio rural, incluindo agricultores familiares, quilombolas, indígenas e assentados da reforma agrária, promovendo geração de emprego e renda, além da ampliação dos serviços de assistência técnica, entre outras ações.

Agência Trabalhista de Notícias (FM), com informações da Prefeitura de SapeaçuFoto: Divulgação/Prefeitura de Sapeaçu