José Augusto Maia quer debate sobre consumo excessivo de energéticos

PTB Notícias 19/08/2011, 7:10

A Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio da Câmara Federal decidiu realizar audiência pública para discutir o Projeto de Lei 419/11, que limita o comércio de bebidas energéticas a farmácias e drogarias, assim mesmo com advertência em local visível sobre os riscos do consumo exagerado.

Atualmente, não há restrições para a comercialização de energéticos.

A audiência ainda não foi marcada.

O projeto tramita na comissão.

O deputado José Augusto Maia (PTB-PE), que sugeriu o debate, destaca que o consumo dessas bebidas cresceu cerca de 300% entre 2006 e 2010, segundo a Associação Brasileira das Indústrias de Refrigerantes e Bebidas Não Alcoólicas (Abir).

Maia afirma que o impacto de seu consumo para a saúde humana tem gerado controvérsias.

“A ingestão abusiva de cafeína pode provocar sintomas como a ansiedade, agitação e hipertensão arterial.

Alguns estudos apontam também para uma perigosa associação entre esses compostos e as bebidas alcóolicas, já que, ao mascarar os efeitos do álcool, poderia estimular o seu uso abusivo”, disse.

Por outro lado, Maia argumentou que, se o projeto for aprovado, haverá grande impacto econômico para os fabricantes das bebidas e as empresas importadoras.

“É imprescindível, para a análise econômica do mérito da matéria, ouvirmos as partes envolvidas”, afirmou.

Deverão ser convidados para a audiência: – o presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Dirceu Barbano; – o neurologista e neurocardiologista Marco Heleno, do Hospital Espanhol de Salvador (BA); – o neurologista Ricardo Teixeira; – representantes da Associação Brasileira de Estudos do Álcool e outras Drogas (Abead), do Centro Brasileiro de Informações sobre Drogas Psicotrópicas (Cebrid) e da Abir.

Agência Trabalhista de Notícias (LL), com informações da Agência Câmara