José Auricchio é o primeiro prefeito do Grande ABC a ser diplomado

PTB Notícias 16/12/2008, 10:38


O prefeito de São Caetano José Auricchio Júnior (PTB/SP) foi o primeiro chefe do Executivo do Grande ABC a ser diplomado vencedor das eleições deste ano.

O ato oficial promovido pela Justiça Eleitoral ocorreu nesta segunda-feira (15/12), no auditório do campus I da USCS (Universidade Municipal de São Caetano).

O vice-prefeito Walter Figueira Júnior (PTB) e os 12 vereadores que atuarão na legislatura 2009-2012 também receberam certificados.

Auricchio agradeceu o “voto de confiança” atribuído pelo eleitorado nas urnas – obteve 78,1% dos votos válidos – e exaltou a democracia, a qual classificou de “maturidade do País”.

“Ser diplomado é um momento mais que solene.

Representa a afirmação de um nome escolhido, fruto de um processo justo, sob vigilância isonômica da Justiça”, considerou o petebista, em situação rara: lendo o discurso e de óculos.

O prefeito também ressaltou que o próximo mandato será diferente, pois terá “dose extra de responsabilidade”.

Auricchio referiu-se ao fato de no pleito de 2004 ter tido o apoio de “uma grande força política”, o prefeito Luiz Tortorello (que morreu em dezembro de 2004).

“Naquela ocasião, o desafio foi provar que tinha condições de administrar bem a cidade.

Agora, há obrigação de consolidar as mudanças e fazer uma gestão ainda melhor”, ao assumir o “compromisso irrevogável” de cumprir todos os projetos de seu plano de governo.

A promessa de Auricchio veio logo após a juíza eleitoral Milena Dias cobrar dos diplomados “o decoro e a honestidade que a política merece”.

“As promessas foram feitas e a cidade cobrará.

Os eleitores depositaram confiança, mas tem de haver responsabilidade para atender as expectativas de mudanças dos eleitores”, pontuou.

No discurso, a magistrada lembrou os momentos de ditadura, em que o Brasil teve a “liberdade negada e a Constituição rasgada”.

Ressaltou ainda que, apesar de a campanha eleitoral de São Caetano ter apresentado muitos processos entre os candidatos, o município “nunca teve uma eleição tão limpa”.

Outros parlamentares também foram diplomados, entre eles os petebistas Gérsio Sartori, Jorge Salgado, Paulo Bottura, Paulo Pinheiro e Flávio Rstom (PTB).

Secretariado – Auricchio anunciará nesta terça-feira parte do secretariado que trabalhará no próximo mandato.

Dentre eles, o nome de Celso Amâncio é tido como certo à frente da Pasta de Desenvolvimento Econômico.

O futuro secretário tem carreira consolidada no setor privado.

Atuou na Casas Bahia por quase 30 anos.

Na rede de varejo exerceu o cargo de gerente nacional de Crédito e Cobrança.

Também presidiu o Banco Carrefour.

Segunda-feira, o petebista não quis confirmar nenhum nome.

O próprio Celso Amâncio desconversou sobre o fato de assumir a secretaria de Desenvolvimento Econômico.

“Amanhã (nesta terça-feira) ou depois teremos novidades”, esquivou-se.

Agência Trabalhista de Notícias (com informações do Diário do Grande ABC)