José Auricchio Júnior entrega nova sede da Câmara de São Caetano

PTB Notícias 17/08/2009, 7:53

Com sete mil metros quadrados, a nova Câmara de São Caetano foi entregue neste domingo, 16, à população pelo prefeito José Auricchio Júnior (PTB).

Em evento com direito a show de Gal Costa, o chefe do Executivo fez questão de destacar a vultuosidade da obra, orgulho arquitetônico para a cidade, depois de 37 meses de reforma.

“A Câmara passou por muitos lugares emprestados, alugados, improvisados, mas, agora, após 60 anos de instalação da primeira legislatura, temos a alegria de entregar o primeiro local próprio e definitivo.

Esse será um de nossos legados”, destacou.

Auricchio enfatizou que o prédio, batizado com o nome do prefeito que o construiu em 1961, Oswaldo Samuel Massei, é destaque sobre qualquer outra edificação pública de São Caetano.

“Ele tem importância histórica, por isso, reformamos também a Praça dos Estudantes, de grande valor para a educação.

Construímos ainda o Plenário dos Autonomistas para retratar o maior movimento emancipatório desta cidade”, explicou.

A obra está estimada em cerca de R$ 20 milhões.

“Não fechamos ainda esse valor, mas pelo tamanho da reforma, é o que estamos prevendo”, afirmou Auricchio.

Por se tratar de uma construção com mais de 40 anos, o prédio enfrentava inúmeros problemas nas instalações hidráulicas, no piso e até nos elevadores, o que associado aos remanejamentos orçamentários que o prefeito teve de fazer para atender Educação, Saúde e obras de prevenção contra enchentes, culminou com o atraso de 19 meses, quase o dobro do tempo estimado inicialmente.

O presidente da Câmara, Gérsio Sartori (PTB), afirmou que Auricchio realizou o sonho dos parlamentares.

“Valeu a pena esperar.

Uma grande cidade se faz com um líder e um povo de igual grandeza.

A prova é esta.

Agora, teremos estrutura para atender melhor a população”, destacou.

O edifício de cinco andares abrigará os gabinetes dos parlamentares e departamentos da Prefeitura, como secretaria de Cultura e o gabinete do vice-prefeito, Walter Figueira Júnior (PTB).

Pela primeira vez na história da cidade, os vereadores terão plenário exclusivo para realização das sessões.

Em comemoração ao novo espaço, haverá a primeira sessão solene no dia 27, às 19h30.

Prestigiado pelos vereadores da Casa e por colegas de partido, como o deputado federal Arnaldo Faria de Sá e a vice-prefeita de Santo André, Dinah Zekcer, Auricchio fez questão de destacar durante a inauguração que continuará focando sua administração na melhoria da qualidade de vida dos moradores de São Caetano.

O prefeito anunciou ainda a entrega de mais duas obras para as próximas semanas.

Uma delas, o Centro da Terceira Idade, será entregue no dia 30.

Em seguida, Auricchio irá inaugurar as novas instalações da Vigilância Sanitária.

“Saúde e Educação continuam sendo nossas prioridades, acompanhadas por ações de modernização urbana.

Juntando tudo, chegamos à qualidade de vida”, avaliou.

Como desafio, o chefe do Executivo terá de recuperar a capacidade de investimentos em infra-estrutura, especialmente em obras para combate às enchentes.

“Há sete meses não realizamos projetos neste sentido.

Tivemos de providenciar remanejamentos orçamentários por conta da crise, e agora temos de recuperar essa questão”, explicou.

Em palanque petebista, Dinah sentiu-se em casa.

Acompanhada pelo marido, o vereador Israel Zekcer (PTB-Santo André), a vice-prefeita andreense revelou que já foi moradora de São Caetano.

“É um dia histórico.

Sinto-me feliz porque já tive a honra de morar nesta cidade e, após ter passado 16 anos como vereadora em Santo André, sei o quanto meus colegas aqui trabalham.

Um espaço digno representa muito para o desenvolvimento desse trabalho.

“Arnaldo Faria de Sá endossou a fala do prefeito e enfatizou que São Caetano é exemplo de qualidade de vida.

“Gostaria que toda cidade copiasse esta”, finalizou.

* Agência Trabalhista de Notícias com informações do Diario do Grande ABC