José Auricchio Júnior recebe comissão de moradores de bairro carente

PTB Notícias 17/02/2010, 10:33

O prefeito José Auricchio Júnior (PTB), secretários municipais e vereadores de São Caetano receberam na semana passada uma comissão de moradores do Bairro Fundação que veio debater o problema causado pelas chuvas que castigam o Grande ABC, e provocando diversos transtornos e prejuízos à população daquela localidade.

O encontro, realizado no Palácio da Cerâmica, sede da Prefeitura, foi coordenado pelo secretário municipal de Governo, Tite Campanella, e pelo chefe do Gabinete do Prefeito, Luiz Antonio Cicaroni, e contou ainda com vereadores representando o Poder Legislativo, e titulares de diversas pastas da Administração.

“A Prefeitura tem trabalhado de maneira árdua para resolver o problema das cheias, e para isso realizou uma série de ações nos últimos meses”, explicou o prefeito José Auricchio Júnior.

“Nós recebemos água das chuvas de São Bernardo e Mauá, o que sobrecarrega o Rio Tamanduateí.

E quando entra água na casa de algum munícipe, o problema é grande e nos preocupa”, afirmou Auricchio.

O prefeito destacou que São Caetano tem mantido conversações com o Governo do Estado para a agilidade na continuidade das ações do Plano de Macrodrenagem da Bacia do Alto Tietê do DAEE.

“E vamos prosseguir com as ações municipais para amenizar esse problema coletivo que assola o Fundação”, destacou Auricchio.

“As portas da Prefeitura estão sempre abertas para a população reivindicar suas necessidades.

Procuramos receber a todos da melhor maneira possível, e vamos continuar mantendo contato com todos eles”, afirmou Tite Campanella, que, junto de Luiz Antonio Cicaroni, esteve na reunião ao lado da titular da pasta da Assistência e Inclusão Social (Seais), Marisa Catalão; do secretário de Serviços Urbanos (Sesurb), Geová Maria Faria; do titular da Segurança (Seseg), Moacyr Rodrigues; e do chefe da Defesa Civil, Carlos Eduardo Barbi.

Intervenções – No segundo semestre de 2009, a Administração municipal efetuou uma série de intervenções para combater o problema das cheias na cidade.

A Secretaria Municipal de Obras e Habitação (Seohab) finalizou a construção de duas novas galerias de águas pluviais na Rua Justino Paixão, o que minimiza o excesso do volume das águas das chuvas em dois bairros costumeiramente afetados nestas situações, o Jardim São Caetano e São José.

As obras se somaram a outras ações já realizadas nos últimos anos, como o piscinão construído às margens da Avenida Guido Aliberti; a construção de demais galerias de águas pluviais por todo o município; o trabalho de limpeza e desassoreamento do Ribeirão dos Meninos; a elevação de um muro ao longo do piscinão, que aumentou a capacidade de águas pluviais em cerca de 30%; e o alteamento das pontes das Avenidas Almirante Delamare e Presidente Wilson.

Sem essas obras, os problemas das cheias causados pelo excessivo e inédito volume de chuvas deste verão provavelmente seriam numa escala muito maior.

* Agência Trabalhista de Notícias com informações do Portal Clique ABC