José Carlos Elias: A educação sempre foi uma área pela qual me dediquei

PTB Notícias 18/04/2013, 16:38


O deputado estadual José Carlos Elias (PTB-ES) tem tomado conhecimento das necessidades de investimento na educação, em visita aos municípios que compõem a sua base política, e tem trabalhado junto ao governo do estado no sentido de atender às reivindicações que recebe.

“Na questão da educação, nós temos trabalhado muito enquanto deputado estadual.

A educação sempre foi uma área pela qual me dediquei, pois é um dos direitos básicos do cidadão.

É dever do estado proporcionar às crianças, jovens e adolescentes, além de um ensino de qualidade, boas condições de acesso a ele”, salienta.

Ao longo dos dois primeiros anos de mandato, o parlamentar foi responsável pela elaboração de vários projetos de lei e indicações que visavam a promoção da educação e o fortalecimento do ensino público no estado, um dos mais importantes é o projeto que propõe a criação da universidade estadual.

“Nós lutamos e conseguimos algo que era o sonho de todo o povo do capixaba – a criação da universidade estadual.

Por meio de uma emenda constitucional, nós conseguimos essa aprovação que dá poder ao governo do estado para criar a instituição de ensino.

“Segundo o deputado, hoje, no Brasil, há quatro estados da federação onde não há universidade estadual, e o Espírito Santo é um deles.

“Esse projeto já foi sancionado e aprovado e será um grande passo para o ensino.

Em alguns estados há duas ou mais universidades estaduais e nós não podemos nos atrasar nesse sentido.

“Futuro e novos projetosPara 2013, o deputado pretende criar novos projetos que se justificam na formação educacional no Espírito Santo.

“O meu trabalho como deputado é fiscalizar e legislar a favor da população e, acima de tudo, promover as áreas de interesse comum, como é o caso da educação.

Foi assim quando fui prefeito de Linhares, quando criamos a faculdade Faceli, a Universidade Aberta do Brasil (UAB) e levamos o Ifes ao município.

E assim continuarei a fazer.

“De acordo com o deputado, o grande entrave na educação no Brasil é a ausência de bons projetos.

“A falta de projetos de lei, que põem a educação ao alcance de todos, é um dos principais obstáculos na evolução do ensino no nosso país.

No entanto, investimentos como o que a Sedu está fazendo [R$ 45 milhões em ampliação e construção de escolas no Norte do Estado] vêm para mudar esse cenário”, acredita.

Agência Trabalhista de Notícias (NM), com informações da Assembleia Legislativa do Espírito Santo