José Chaves fala a respeito do projeto que dá mais garantias aos fiadores

PTB Notícias 15/07/2013, 15:37


Avança na Câmara projeto (PL 3825/12) que dá mais garantias aos fiadores.

A Comissão de Defesa do Consumidor aprovou proposta que autoriza o fiador ou avalista a inscrever a pessoa afiançada ou avalizada em cadastros de proteção ao crédito, enquanto não for devidamente reembolsado pela dívida assumida.

O relator do projeto na comissão, deputado José Chaves (PTB-PE), considera a medida justa, uma vez que o fiador ou avalista ao assumir dívida que não é sua torna-se credor do afiançado ou avalizado.

“Para que a pessoa não seja sacrificada e muitas vezes ele vai na boa fé, ele coloca e de repente vê seu nome numa responsabilidade que ele não teve nunca, às vezes um caso familiar, às vezes um caso de amizade.

Eu acho que o projeto é meritório e nós vamos avançar nessa relação sobre o crédito, eu diria, o bom crédito”, diz o petebista.

O presidente do Conselho Regional de Corretores de Imóveis do Distrito Federal, Hermes Alcântara, acredita que o projeto será positivo para o mercado de aluguel de imóveis.

“Nós vamos estar tirando do mercado esses locatários inadimplentes que jogam muitas vezes o efeito do pagamento em cima dos fiadores.

“O deputado José Chaves alterou o texto original do projeto para que o devedor seja previamente comunicado por escrito sobre a inclusão de seu nome nos cadastros de proteção ao crédito.

A proposta ainda será analisada pela Comissão de Constituição e Justiça.

Se aprovada, pode seguir diretamente para o Senado.

Agência Trabalhista de Notícias (FM), com informações da Rádio Câmara