José Chaves lança programa para qualificação de mão-de-obra turística

PTB Notícias 27/07/2007, 15:51


O secretário de Turismo do Governo de Pernambuco (Setur), o petebista José Chaves, lançou nesta quinta-feira (27/7), o primeiro programa de qualificação de mão-de-obra para o setor – Perquali (Pernambuco Qualidade no Turismo).

O programa pretende qualificar os gestores públicos municipais, o setor, sensibilizar a população para a importância do turismo e se integrar com as instituições de ensino.

O projeto está orçado em US$ 5 milhões com recursos do Programa de Desenvolvimento de Turismo (Prodetur) e atenderá a 52 municípios.

“Nesses seis meses à frente da Secretaria, temos enfrentado grandes esforços para subir o patamar do turismo do Estado.

Por isso, escolhemos alguns eixos, como a melhoria da infra-estrutura e da profissionalização”, afirmou o secretário estadual de Turismo, José Chaves.

“Quantas vezes recebi cartas, dizendo: vamos treinar os taxistas para receber os turistas”, falou Chaves, descrevendo algumas cobranças que vem recebendo do trade e da população.

O Perquali será executado em seis cidades, começando por Serra Talhada, nos dias 8 e 9 de agosto, para os gestores municipais.

Segue pelos municípios de Santa Maria da Boa Vista (23 e 24 de agosto), Tamandaré (4 e 5 de setembro), Arcoverde (27 e 28 de setembro), Goiana (04 e 05 de outubro) e Bezerros (25 e 26 de outubro).

Segundo a assessora do Programa de Qualidade da Setur, Carla Borba, durante as oficinas, os participantes receberão manual de orientação de gestão municipal voltada para o turismo.

“Eles serão capacitados a elaborar planejamento do setor, organizar eventos e pesquisas de ofertas turísticas”, explicou a gestora da Unidade de Qualidade da Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur), Ceci Amorim.

fonte: Agência Nordeste de Notícias