José defende transporte gratuito intermunicipal para deficientes carentes

PTB Notícias 4/07/2012, 12:24


Na luta pela melhoria da qualidade de vida dos deficientes de Tocantins, o deputado estadual José Geraldo (PTB) apresentou, durante sessão desta quarta-feira (4/7/2012), um vídeo-documentário referente ao anteprojeto de lei que “solicita a gratuidade nas linhas comuns do transporte intermunicipal de passageiros aos deficientes físicos, mentais e sensoriais, comprovadamente carentes”.

O documentário mostra dados do IBGE (2000) que apontam um alto índice de deficientes no Tocantins, atingindo a marca de 200 mil.

O vídeo mostra ainda que na capital 17 mil habitantes possuem algum tipo de deficiência.

Em 2009 o parlamentar entrou com um projeto de lei de conteúdo similar, que foi vetado por vício de iniciativa.

Tendo em vista, a locomoção via transporte intermunicipal ser considerada uma das maiores necessidades dos deficientes, em especial para o seu tratamento de saúde, José Geraldo insistiu na apresentação da matéria.

“Estamos buscando ouvir todas as partes interessadas: portadores de necessidades especiais, empresas de transporte e governo.

Acreditamos que conceder acessibilidade às pessoas é fundamental para que todos tenham uma vida digna”, alegou o deputado.

José Geraldo solicitou a sensibilidade do governador em enviar a matéria e dos parlamentares em aprovarem o quanto antes: “Este benefício já está em vigor em vários estados brasileiros, o Tocantins precisa tornar real o direito de ir e vir”.

Frente Parlamentar da JuventudeNa sessão dessa terça, o deputado apresentou requerimento que solicita a criação da Frente Parlamentar da Juventude Tocantinense.

O principal objetivo é discutir a formulação de políticas públicas para os jovens tocantinenses.

“Os jovens são o futuro da nação, por isso, precisamos inseri-los na sociedade, criando meios de desenvolver neles, o espírito do empreendedorismo, do esporte, da cultura, da educação”, disse o petebista.

Agência Trabalhista de Notícias (FM), com informações da assessoria do deputado José Geraldo (PTB-TO)Foto: Genara Lopes/Ascom José Geraldo