José Geraldo apresenta projetos de lei com programas para a educação

PTB Notícias 26/05/2011, 7:34


Está tramitando na Assembléia Legislativa do Tocantins, projetos de lei de autoria do deputado José Geraldo (PTB), um que institui o “Diploma valor educacional”, outro que autoriza a Secretaria da Educação a criar o programa Xadrez na Escola e a Seduc poderá firmar convênios e termos de cooperação com instituições sem fins lucrativos na promoção de cursos de capacitação profissional, pré-vestibular e preparatórios para concursos.

Os projetos de lei estão no aguardo do parecer do relator.

O “Diploma valor econômico” tem a proposta de ser desenvolvido em todas as escolas da rede pública e privada, com o intuito de homenagear as escolas que promovam ações inovadoras no exercício de suas funções.

Esses diplomas deverão ser entregues a cada ano durante solenidade de premiação.

As escolas deverão ser premiadas por projetos desenvolvidos com o apoio da comunidade nas diversas áreas do conhecimento, como saúde, meio-ambiente, segurança, educação e esportes.

A Seduc poderá firmar parcerias e convênios com instituições para criar cursos profissionalizantes.

As instituições que tiverem interesse na formação da parceria devem elaborar planos de aulas, com carga horária e objetivo do curso e apresentar para a Secretaria da Educação.

A proposta segundo o deputado José Geraldo é preparar os jovens para o mercado de trabalho.

E muitas vezes instituições têm a intenção de ofertar os cursos, mas não tem espaço físico.

O Xadrez na Escola está ajudando os alunos a desenvolverem técnicas de raciocínio, mas com a criação do programa haverá mais facilidade dos educadores em ministrar as aulas de xadrez.

Na proposta, constam cursos de formação de multiplicadores, encontros regionais dos participantes das aulas de xadrez e torneios interclasses.

Agência Trabalhista de Notícias (LL) com informações do Portal O Girassol