
José Geraldo intermedia reunião entre CESTE e prefeitos do Tocantins
PTB Notícias 8/08/2013, 12:14
O deputado estadual José Geraldo (PTB-TO) intermediou, na quarta-feira (7/8/2013), uma reunião entre prefeitos de alguns municípios impactados pela construção da Barragem do Estreito, o presidente do Consórcio Estreito Energia (CESTE), Odilon da Gama Parente Filho, e o assessor da Diretoria Tractebel Energia S.
A.
, Luiz Artur Arantes.
Como intermediador José Geraldo deu início à reunião, informando o objetivo da mesma: “Há informações que precisam ser obtidas para se chegar a um entendimento.
O gestor que assumiu a prefeitura em janeiro de 2013 não tem conhecimento do acordo que foi feito entre o CESTE e o prefeito anterior, tendo em vista que, das 10 prefeituras impactadas no Tocantins, apenas em Barra do Ouro houve reeleição, e a maioria não passou pelo período de transição, fator que prejudica muito o desenvolvimento da atual gestão”.
Na ocasião, os prefeitos presentes tiveram a oportunidade de fazer um breve relato sobre o que está acontecendo em seus municípios.
“No nosso município foram feitos dois reassentamentos, mas em um deles, apesar da perfuração de poços semi-artesianos, não há água potável para os moradores”, exemplificou o prefeito de Palmeiras, Evandro de Sousa (PT), acrescentando que, diante da situação, há três anos o CESTE abastece as casas dos assentados por meio de um caminhão pipa.
Para o presidente do CESTE, esse tipo de reunião é bastante positiva: “Estamos dispostos a ouvir os prefeitos, e pedimos que cada um nos envie uma lista do que é necessário fazer no município, destacando as prioridades”.
Odilon também garantiu aos prefeitos que passam pela mesma situação de Palmeiras, que o abastecimento de água continuará sendo realizado enquanto houver necessidade.
O prefeito de Babaçulândia, Franciel Gomes (PSB), destacou que o objetivo não é cobrar do CESTE, mas esclarecer algumas situações, e tentar resolvê-las: “Mesmo que os ex-gestores não tenham cumprido o contrato, estamos dispostos a novas parcerias com o CESTE para resolvermos os problemas atuais.
Diante disso, sugiro que um representante do CESTE, que tenha poder de decisão, faça uma visita a cada município para ter conhecimento da real situação que foi deixada”.
A reunião foi considerada bastante produtiva pelos prefeitos, que agradeceram a oportunidade dada pelo deputado José Geraldo: “Agradecemos aos representantes do CESTE por ter nos ouvido e, principalmente, ao deputado por ter proporcionado este encontro.
Nós devemos uma satisfação à população, é por isso que estamos aqui”, justificou Ivan Paz (PT), prefeito de Aguiarnópolis.
Satisfeito com a reunião, José Geraldo também agradeceu a presença de todos: “Somente com um diálogo esclarecido é possível chegar a uma solução que atenda aos anseios do nosso povo.
Fico satisfeito com o posicionamento do presidente do CESTE em assegurar que o que for de competência do Consórcio será cumprido”.
Também esteve presente, representando o prefeito de Palmeirante, seu filho Mazinho.
EntendaO Consórcio Estreito Energia (CESTE), formado pelas empresas GDF Suez-Tractebel Energia, Vale, Alcoa e Intercement, é responsável pela construção e operação da Usina Hidrelétrica Estreito (UHE Estreito), que está localizada no Rio Tocantins, na divisa dos estados do Maranhão e Tocantins.
O CESTE tem como missão gerar energia limpa, contribuindo para o crescimento econômico do país, com a implantação de ações que visam ao desenvolvimento sustentável dos 12 municípios da área de abrangência do empreendimento.
São eles: Carolina e Estreito (MA), e Aguiarnópolis, Babaçulândia, Barra do Ouro, Darcinópolis, Filadélfia, Goiatins, Itapiratins, Palmeirante, Palmeiras do Tocantins e Tupiratins (TO).
(Informações tiradas do site: www.
uhe-estreito.
com.
br).
Agência Trabalhista de Notícias (FM), com informações da assessoria do deputado José Geraldo (PTB-TO)Foto: Grazielle Aguillar/Assessoria