José Geraldo participa do primeiro encontro tocantinense de cooperativismo

PTB Notícias 15/09/2007, 17:52

O deputado estadual José Geraldo (PTB/TO) participou, na manhã desta sexta-feira (14/09), do primeiro encontro tocantinense de cooperativismo, que aconteceu no auditório do comando geral da polícia militar.

Ao lado do presidente nacional do sistema de crédito cooperativo (Sicredi), Alcenor Pagnussat e do representante da secretaria de agricultura do Estado, Corombert Leão, o deputado discutiu os principais desafios do cooperativismo no Tocantins e defendeu a humanização do capital financeiro, bem como a cooperação entre a comunidade.

O parlamentar petebista afirmou que a experiência adquirida com a prática do cooperativismo, ao longo da gestão da Credipar, é fundamental para o exercício dos trabalhos parlamentares na Assembléia Legislativa.

“O governo tem que oferecer as condições necessárias para as cooperativas que já estão em andamento e trabalhar junto com o interesse coletivo pelo crescimento destas instituições”.

José Geraldo lembrou que encaminhou projeto de lei sobre a instituição da política de apoio ao cooperativismo no Estado, ainda em tramitação na Assembléia Legislativa, e reforçou que através de iniciativas públicas adequadas é possível impulsionar as atividades cooperativistas.

Ele também destacou a importância do Cooperjovem, programa que leva ensinamentos cooperativistas à sala de aula de escolas públicas por meio de parcerias com as cooperativas, e ressaltou a importância da busca pelo conhecimento e pela aprendizagem.

“Acreditamos que o cooperativismo é a moeda do terceiro milênio, por isso temos que otimizar as forças e customizar os recursos para conseguirmos trabalhar com sucesso o desenvolvimento deste forte segmento ” argumentou o petebista.

Segundo informações do Estado, o Tocantins possui, atualmente, 129 cooperativas, sendo que apenas 61 estão em atividade.

Agência Trabalhista de Notícias