José Geraldo propõe sinalização em braile nos elevadores de Tocantins

PTB Notícias 21/09/2007, 8:28


O deputado estadual José Geraldo (PTB/TO) apresentou, na sessão ordinária desta quinta-feira (20/09), um projeto de lei que versa sobre sinalização compulsória em braile nos elevadores de edifícios do Estado e nos semáforos com botoeiras para pedestres.

Segundo o deputado, a medida “será um passo importante no sentido de popularizar a escrita em braile no Tocantins, colaborando para o resgate da cidadania dos portadores de deficiência visual”, justificou.

A matéria estipula ainda que, nas botoeiras externas dos semáforos e dos elevadores, também deverão ser instaladas sinalização sonora.

Esses equipamentos devem emitir sinalização específica de voz, alertando para a chegada do elevador no andar solicitado.

Até que sejam instaladas as botoeiras em braile que, de acordo com o projeto, deve acontecer um ano após a aprovação, os elevadores poderão adequar-se provisoriamente com sinalização adesiva em braile.

Para José Geraldo, o projeto “cumpre preceitos constitucionais de livre acesso às pessoas portadoras de necessidades especiais, assim como a vedação de qualquer discriminação a eles”, argumenta.

Agência Trabalhista de Notícias